quarta-feira, 31 de julho de 2024

Mais de 46 toneladas de equipamentos irregulares foram removidas de postes em Pernambuco, no primeiro semestre deste ano


A Neoenergia Pernambuco retirou mais de 46 toneladas de cabos irregulares de quase 5 mil postes da rede de distribuição de energia em todo o Estado, apenas no primeiro semestre deste ano. Técnicos da distribuidora ainda eliminaram caixas de internet clandestinas que estavam instaladas de forma irregular, nas estruturas. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica, a supressão desses fios e equipamentos contribuem com a segurança da população, evitando, por exemplo, incêndios em postes provocados por ligações fora do padrão exigido pela regulação do setor elétrico e de telecomunicações. 

O foco da Neoenergia Pernambuco neste primeiro semestre foram as cidades do Recife, de Olinda, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Todas elas receberam as equipes técnicas que fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet em condições irregulares. Essas caixas são as maiores ofensoras para as ocorrências de incêndio em postes, pois são equipamentos energizados a partir de uma ligação clandestina de energia. 

*“A instalação de redes de telecomunicações de forma irregular podem provocar acidentes com a população, incêndio em postes e interferem diretamente na qualidade no fornecimento de energia. Isso sem contar com a poluição visual devido ao emaranhado de fios. Por isso é sempre importante as pessoas contratarem empresas que possuam cadastro junto à Neoenergia. A lista está disponível no nosso site*”,_afirmou o supervisor de operações da Neoenergia Pernambuco, Weudo Monteiro._

*Responsabilidade da manutenção*

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação, em alguns casos, pode representar. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população. 

*Regularização*

Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco vem buscando se aproximar das operadoras de telecomunicações. 

A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail _compartilhamento.infra@neoenergia.com_, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

Imprensa Neoenergia Pernambuco