sábado, 27 de julho de 2024

Funase apresenta convênios com MDHC e PRT-6 em encontro nacional do Sistema Socioeducativo


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) apresentou dois convênios firmados com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e com a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT-6) no 2º encontro técnico do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad) de 2024, que aconteceu entre quarta (24) e sexta-feira (26), em João Pessoa, na Paraíba. 

O evento teve como tema o ‘Financiamento do Sistema Socioeducativo’ e Pernambuco, representado pela Funase, foi um dos quatro estados que palestraram na ocasião, trazendo como as parcerias realizadas poderão contribuir para a capacitação dos socioeducandos no estado. 

“Compartilhar êxitos e experiências com gestores do sistema socioeducativo de todo país, principalmente no âmbito do financiamento, é poder discutir como outras instituições enxergam oportunidades na socioeducação, tanto pela transformação de vidas quanto para a formação de profissionais”, explica a presidente da Funase, Raissa Braga.

O convênio da Funase com o MDHC tem como objetivo modernizar e recondicionar as instalações do Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, no Recife, equipando os laboratórios de ensino dos cursos de culinária, de produção audiovisual e de barbearia e corte de cabelo. Além disso, o convênio também visa implantar os mesmos laboratórios nos polos profissionalizantes da Funase nos municípios de Caruaru e Garanhuns quando forem inaugurados.

A reforma e adaptação do espaço físico do Parque Profissionalizante da Funase também é destaque no convênio celebrado com o PRT-6, que possibilitou a aquisição de nove computadores para os parques profissionalizantes.

Além de apresentar a execução das parcerias para outros gestores, a presidente da Funase e a superintendente de Planejamento e Orçamento da Funase, Angélika Veríssimo, puderam dialogar com a ⁠Coordenadora Geral de Políticas Públicas Socioeducativas, Mayara de Souza, sobre a socioeducação no estado.

O Fonacriad é um espaço de debates sobre desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas em todo o Brasil. O objetivo é articular a fortalecer a execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

Fotos: Divulgação