sexta-feira, 5 de julho de 2024

Em um único dia, Agrestina entrega cinco novos equipamentos públicos à sua população


Em um único dia, a população de Agrestina recebeu cinco novos equipamentos da gestão pública, que irão beneficiar a vida de centenas de pessoas com desenvolvimento econômico, cultura e assistência social. O Mercado Cultural da cidade, a segunda Cozinha Comunitária, o Centro Comunitário e a pavimentação de uma rua na Vila Barra do Jardim, e a Praça Nossa Senhora Aparecida, foram todos entregues ontem (4), numa grande inauguração. 

O dia de inaugurações começou pelo Mercado Cultural, com uma manhã alegre e festiva, que reuniu autoridades, a população, e grupos culturais. O Mercado Público João Diodato, que leva esse nome em homenagem a um agente que trabalhou por décadas na feira de Agrestina, e um prédio de arquitetura imponente, localizado no centro da cidade, construído em 1950, que por muito tempo foi conhecido como o Mercado de Farinha, em virtude da atividade de comercialização que acontecia em seu interior. Em 1996 passou por reforma e ampliação, e agora, em 2024, recebeu uma completa requalificação e adaptação para o formato de mercado cultural. 

O Mercado Cultural de Agrestina recebeu um investimento de mais de 700 mil reais, com recursos adquiridos junto ao Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Com a reforma, ganhou praça de alimentação, palco, novos banheiros, salas para oficinas, memorial, e 22 boxes para exposição e comercialização de produtos regionais, que serão ocupados por meio chamamento público. Além da comercialização, esse será também um espaço de lazer com programação própria. Será, portanto, uma opção para os visitantes desfrutarem dos produtos de Agrestina e região ao passo que curtem atrações artísticas e culturais. 

Também foi entregue a população a segunda cozinha comunitária do município. Localizada no Loteamento Campo Novo, área de grande insegurança alimentar na cidade, a Cozinha Comunitária Alimentando Nossa Gente II, que faz parte do programa pernambucano Bom Prato, servirá 200 refeições diárias, cinco dias por semana, para pessoas cadastradas no Cras e Creas. A gerente geral de Assistência Social de Pernambuco, Kamylla Godê, esteve pessoalmente no ato da entrega e falou da importância de ações afirmativas como essa para o combate à fome no Estado. 

Em Vila Barra do Jardim, área rural da cidade, a população recebeu seu primeiro Centro Comunitário e a pavimentação asfáltica de uma rua, a Rua Irinéia Silva. E na cidade, a Praça Nossa Senhora Aparecida, um espaço de lazer e convivência que conquistou a criançada, também foi oficialmente entregue à população.