quarta-feira, 24 de julho de 2024

Doutorando da Universidade Católica de Pernambuco é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com livro sobre representatividade na Turma da Mônica


O livro Os Donos da Rua: Representatividade Racial e as Transformações do Protagonismo Negro no Universo Turma da Mônica (2023) foi produzido em 2022 no Mestrado Profissional em Indústrias Criativas e concorre com obra do jornalista Eugênio Bucci

O livro Os Donos da Rua - Representatividade racial e as transformações do protagonismo negro no universo Turma da Mônica (Editora Appris, 300 p.), produzido no Mestrado Profissional em Indústrias criativas da Universidade Católica de Pernambuco pelo Mestre Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva e publicado no último ano é finalista na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, que visa reconhecer obras de excelência das áreas científicas, técnicas e profissionais. O resultado foi anunciado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O Jabuti acadêmico é uma extensão inédita do tradicional Prêmio Jabuti – A maior premiação editorial do país e, ao todo, foram 1.953 obras inscritas para o novo prêmio. Os Donos da Rua debate sobre a representatividade na Turma da Mônica, obra do quadrinista Mauricio de Sousa e concorre no eixo Ciência e Cultura, na categoria Comunicação e Informação. Após a semifinal, o livro venceu obras de autores renomados, como Lucia Santaella – Importante nome do estudo da semiótica no Brasil.

Os vencedores do Jabuti Acadêmico serão anunciados em cerimônia no dia 6 de agosto, em uma cerimônia oficial no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ao todo, são 29 categorias, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Cada vencedor será premiado com R$ 5 mil e uma estatueta. Além da entrega de prêmios, o Jabuti Acadêmico homenageará Silvia Pimentel, escolhida como a Personalidade Acadêmica desta primeira edição. Aos 84 anos, ela é professora, advogada e ativista reconhecida internacionalmente pela sua contribuição na luta e nos estudos sobre igualdade de gênero.

Entre os finalistas, estão nomes destacados da intelectualidade brasileira, como o pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos (que concorre na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais), o jornalista Eugênio Bucci (Comunicação e Informação), as filósofas Sueli Carneiro e Marilena Chaui e o crítico literário Silviano Santiago (Letras, Linguística e Estudos Literários). 

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva é egresso do Mestrado em Indústrias Criativas e do curso de Publicidade e Propaganda. Atualmente ele é doutorando em Ciências da Linguagem também pela UNICAP. Sua próxima obra é um álbum em quadrinhos intitulado “Com Gosto de Liberdade”, que segue em produção.