quarta-feira, 31 de julho de 2024

Desfile de moda autoral celebra ancestralidade diaspórica e africana no Recife


Com a proposta de celebrar a diversidade ancestral, por meio da moda autoral diásporica, africana e brasileira, será realizado, neste sábado (3), no Recife, uma ação pioneira que vai levar para passarelas, moradores de área da periferia da capital pernambucana, para uma experiência que une criatividade, sustentabilidade e história. O evento, que faz parte da 3ª edição do projeto “Moda Preta Autoral”, tem como objetivo apresentar uma coleção de roupas confeccionadas em tecidos trazidos da África, e que, ganharam, modelagem, estilo e inovação sob o olhar e mãos dos jovens, homens, mulheres e público LGBTQIAPN+.

A mostra, que traz o resultado de três meses de trabalho, será aberta ao público, no Centro de Atividades Domésticas Nossa Senhora do Carmo (CAD), rua Francisco Lacerda, nº 440, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade, a partir das 17h. Na ocasião, os estilistas internacionais e recifenses, especializados em moda autoral africana, Jéssica e Rodrigo Zarina, vão apresentar, à plateia, como foi o passo a passo para chegar ao resultado de cada obra, juntamente com cada aluno do curso.

Além do desfile, a programação vai apresentar uma palestra para pessoas interessadas em criar, elaborar e produzir seu projeto cultural. A formação, que tem por tema: “Eu tive uma ideia, o que eu faço agora”?, será ministrada pelo educador social e produtor cultural, Danilo Carias. A aula tem início às 14h e não precisa de inscrição.

Logo em seguida, a plateia confere ao espetáculo de dança do projeto Sankofa, mediado pelo pesquisador, professor, capoeirista Orun Santana. A apresentação busca trazer ao público um conjunto de intervenções artísticas de danças negras. A mostra acontecerá das 15h às 17h.

Ainda dentro da agenda cultural do evento, está programada uma oficina sobre cultura e empreendedorismo, embalada por uma apresentação musical do grupo Dinda Salu e o Forró Rabecado.
Os projetos Moda Preta Autoral e Sankofa - a dança como presente, são apoiados pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Serviço
O quê: Desfile de moda autoral celebra ancestralidade diaspórica e africana no Recife
Quando: Sábado, dia 03 de agosto
Onde: Centro de Atividades Domésticas Nossa Senhora do Carmo (CAD), rua Francisco Lacerda, nº 440, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade.

Programação
14h às 15h - Palestra com o tema: “Eu tive uma ideia. O que eu faço agora?” com o educador social e produtor cultural Danilo Carias (acesso gratuito), será das
15h às 17h - Espetáculo SankofaJAM – Orun Santana e Convidados;
17 às 18h - Desfile Moda Preta Autoral com o tema: “Nas encruzilhadas encontrei o amor” dirigido pela marca Zarina, participação especial do Tambor Ancestral e Orun Santana e convidados;
18:30 às 20h – Apresentação musical com Dinda Salú e Forró Rabecado;


Com informações do jornalista Salatiel Cícero