segunda-feira, 15 de julho de 2024

Crescimento de trabalhadores com ensino superior completo no Brasil mostra eficácia do diploma para ascensão profissional


 
Concluir uma faculdade nunca foi tão importante e essencial para se ter sucesso e estabilidade profissional como no cenário atual no país. Reflexo disso está na pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicada em um módulo da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que aponta que em 2023, de um total de 100,7 milhões de trabalhadores ocupados, 23,1% (ou 23,2 milhões) tinham ensino superior completo – esse dado corresponde ao maior percentual da série histórica iniciada em 2012, comparando com o ano anterior (2022), a proporção era de 22,4%.
 
Esses dados reforçam cada vez mais o quão importante é ter uma formação superior para se ter uma carreira de sucesso e sólida, frente a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, onde se busca frequentemente qualificação por parte das empresas e, quem estiver plenamente formado em algum curso superior, se destaca e ascende profissionalmente. Além disso, o ambiente acadêmico transforma vidas e realiza sonhos, preparando pessoas para enfrentar os desafios da profissão, como aconteceu com Alice Varejão, 23 anos, formada em Design de Moda pelo Centro Universitário UniFBV Wyden em 2022. 


“Moda para mim sempre foi um sonho, ao longo da minha adolescência acabei perdendo um pouco a proximidade com a moda porque acabamos focando nos cursos mais tradicionais e esquecemos das áreas mais criativas, na pandemia estava cursando Arqueologia, vi que era uma profissão muito bonita, mas que não combinava comigo e não me identificava”, lembra Alice. “Iniciar o curso de moda no UniFBV foi um momento de redescoberta para mim, realmente ter contato e acesso de uma área que eu sempre gostei muito e que achava meio fechada. A faculdade me deu networking, noções de designer, sustentabilidade, moda em geral. O currículo abre porta, conecta pessoas e nos dá oportunidades além do conhecimento e a grande ferramenta de entrada no mercado de trabalho”, ressalta ela que atualmente reside em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde trabalha como instrutora de Audaces (sistema mais focado para a modelagem, desenho 3D, ficha técnica, sistema online de integração) no Instituto de moda Burgo Brasil. 

Vestibular Wyden
 
Para quem deseja entrar para a estatística de ter um curso superior completo, se qualificando ingressando em um curso da Wyden, o próximo vestibular online acontece no dia 13 de julho. O processo seletivo é gratuito, com uma mensalidade grátis. As inscrições podem ser feitas em www.wyden.com.br/selecao.