Correios não enviam e-mails e nem mensagens de aplicativo por retenções de encomendas em alfândegas
A imagem mostra um funcionário dos Correios montado em uma motocicleta saindo de uma fileira com outras motos paradas no Centro de Distribuição dos Correios em Brasília (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
Golpistas estão enviando mensagens falsas simulando um comunicado dos Correios sobre encomendas retidas na alfândega com um link suspeito, que pode representar risco de invasão ou roubo de dados pessoais. A verdade é que os Correios não enviam e-mails e nem mensagens de redes sociais ou aplicativos de mensageria. Nesse caso de destinatários de encomendas vindas do exterior, é necessário fazer um cadastro no site dos Correios para receber notificações via SMS.
A entrega de encomendas importadas não é exclusividade dos Correios e pode ser realizada por outros operadores logísticos. Para as remessas internacionais recebidas pela via postal, o pagamento dos tributos deve ser realizado somente pelo site dos Correios, no ambiente Minhas Importações dos Correios.
No caso de compras realizadas em plataformas que não aderiram ao programa Remessa Conforme da Receita Federal, os Correios avisam por meio de SMS, para clientes cadastrados no ambiente Minhas Importações dos Correios, ou via carta para os demais destinatários de encomenda internacional. O aviso de eventual recolhimento de tributos também fica disponível no rastreamento da encomenda, no site dos Correios, ou no Aplicativo Correios.
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