sexta-feira, 5 de julho de 2024

Codevasf conclui obra do novo pátio da Feira de Casa Amarela, no Recife


Com investimento da ordem de R$ 2,3 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu a construção do novo pátio da Feira de Casa Amarela, bairro da zona norte do Recife (PE). O empreendimento foi executado a partir de convênio da 15ª Superintendência Regional da Codevasf com a Prefeitura Municipal do Recife. O valor total da obra é de cerca de R$ 6,6 milhões. Os recursos da Companhia foram oriundos do Orçamento Geral da União via emenda parlamentar.

A solenidade de entrega da obra foi realizada nesta quinta-feira (04), contando com a presença do diretor da Área de Desenvolvimento e Infraestrututra da Codevasf, Henrique Bernardes, representando o diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira; do superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, além de autoridades do município e do estado.

O objetivo da obra foi promover maior incentivo às atividades produtivas e fomento ao escoamento da produção da agricultura familiar, contemplando a construção do novo pátio coberto, a implantação de bancas de feira padronizadas, além de intervenções para adequação da infraestrutura da edificação e áreas para comercialização de cocos, flores e fiteiros, praça de alimentação e sanitários públicos.

Casa Amarela 02“Com essas intervenções, a Codevasf pretende fomentar e fortalecer as atividades econômicas existentes no local, além de toda a cadeia produtiva dos pequenos agricultores, facilitando assim o escoamento da produção”, ressaltou Bernardes durante a solenidade.

Dentre as obras executadas estão a instalação de 352 bancas de comercialização de frutas e verduras; 21 fiteiros; 16 quiosques de lanches; quatro boxes de coco; seis boxes de flores; além de implantação da estrutura da cobertura dos bancos da feira e colocação de piso constituído de blocos intertravados.

O superintendente regional Gustavo Melo destacou a importância do empreendimento. “A obra faz parte de um plano de reformas e requalificação em mercados e feiras públicas municipais na capital pernambucana. Com a reestruturação, as áreas de comercialização ficarão mais salubres e atrativas, melhorando o padrão de qualidade, incentivando o ambiente de negócio e a competitividade com visibilidade dos seus produtos”, enfatizou.

Ao todo, serão beneficiados diretamente cerca de 350 permissionários e/ou comerciantes informais, além da população residente no bairro de Casa Amarela e toda a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros e afins do estado de Pernambuco.

A Feira de Casa Amarela está localizada na Rua Padre Lemos. Possui área total de 3,8 mil m². O bairro é um dos mais tradicionais e populosos do Recife, tendo área de 185 hectares e população estimada em 29,1 mil habitantes.

Imprensa Codevasf