terça-feira, 16 de julho de 2024

Belezas e cores Made in Ucrânia


O setor internacional da Fenearte trouxe artesanato de vários países, como Egito, Peru, Myanmar, Japão, Mali e Turquia. No ano passado, vocês devem lembrar, que conversei com uma brasileira casada com um indonésio. E este ano, o país que nos chamou a atenção foi a Ucrânia, através do estande do Sr. Vladimir Borodin.

Borodin é ucraniano de Kiev e emigrou do seu país devido aos conflitos que ocorrem contra a Rússia desde o dia 24 de fevereiro de 2022. Hoje ele vive em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a 87 km de Florianópolis com a esposa e os filhos. “Espero que eles sejam artesãos como eu sou”. Ele trabalha com artesanato desde sempre e as peças mais vendidas são as Pesankas, ovos coloridos detalhadamente pintados e as Babushkas, bonequinhas que ficam dentro de outras maiores.

Além desses artigos, Borodin também vende ícones, que são imagens religiosas, especialmente de Jesus e Maria. Em igrejas orientais, principalmente as Católicas Ortodoxas, os fiéis não veneram santos tridimensionais como na Igreja Católica Romana. Mas sim os quadros, pinturas religiosas, e que os ortodoxos acreditam que os primeiros ícones foram pintados por Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. 

Serviço:
@artesucrania