domingo, 21 de julho de 2024

Aqui o Jeans floresce


Edna Pessoa é de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife e ela é adepta de uma técnica chamada Upcycling, onde o uso de produtos, resíduos ou peças aparentemente inúteis, servem para a criação de novos produtos, sem desintegrar a peça. Ela recicla jeans, transformando tudo em novas roupas, bolsas e até mesmo pufes e flores decorativas. Não é à toa que seu empreendimento é chamado de Florescer Upcycling.

O foco maior é a manufatura de bolsas, e ela pega peças e retalhos de jeans para lavagem e desmonte, e assim, finalmente, ela começa a montar as novas peças. A chegada à Fenearte foi uma luta grande. “Quando me inscrevi, ainda no ano passado não fui aprovada de primeira, fiquei na repescagem. Eu já estava me preparando para a Feira do Empreendedor do Sebrae quando recebi a mensagem de que havia sido selecionada. Uau, e agora? Preciso produzir mais, pensei. Mas tive o apoio de meu esposo e consegui chegar aqui”, relata, emocionada.

Upcycling – Como já falamos anteriormente, o Upcycling é, basicamente, a técnica que dá novos usos a tecidos e peças de roupa que seriam descartados. Outras áreas, como a movelaria e a decoração, por exemplo, também usam dessa metodologia, que evita desperdícios e descartes desnecessários, contribuindo para uma indústria da moda mais ética e com menos impacto ao Meio Ambiente. O termo foi usado pela primeira vez na década de 1990, dando positividade ao que se chama de “reciclagem”. Inclusive a Engenharia de Upcycling é considerada uma das profissões do futuro nas próximas décadas. 

Serviço:
Instagram: @florescer_upcycling