sexta-feira, 26 de julho de 2024

ANE implementa melhorias operacionais em Santa Rita para garantir eficiência na gestão de água e esgotamento sanitário


A Águas do Nordeste (ANE) anuncia uma série de melhorias significativas na área operacional para assegurar a qualidade da água distribuída e a eficiência no tratamento de esgoto no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

Prezando pela qualidade da água, a ANE promoveu a manutenção e limpeza dos decantadores de forma intercalada durante o período noturno. Essa ação inédita garante a qualidade da água distribuída e evita o desabastecimento da população.

Para reforçar a segurança operacional, a equipe da ANE implantou procedimentos de rotina para avaliação do funcionamento de todos os equipamentos, colocando em prática os Planos de Manutenção Preditiva e Preventiva. Além disso, um sistema de alarme sonoro foi implementado para ativação em caso de falha no equipamento, falta de energia e situações de alagamento. Veja abaixo outras melhorias aplicadas:

*Abastecimento nos distritos*

Nos distritos de Lerolândia, Odilândia e Forte Velho, a ANE aumentou a capacidade de exploração dos Centros de Distribuição de Água Subterrânea (CPAS) e implantou novas redes de distribuição de água em Odilândia. Essas ações beneficiaram cerca de 250 famílias em Lerolândia, 200 famílias em Odilândia e 450 famílias em Forte Velho.


*Tratamento de efluentes*

Para garantir a eficiência no tratamento dos efluentes, a ANE realizou a limpeza de uma das lagoas anaeróbicas que operava de forma precária há vários anos. Antecipando-se ao período de chuvas, a ANE também promoveu a limpeza e desobstrução de vários trechos de rede e poços de visita (PVs) nos bairros Centro e Bairro do Açude. Essas medidas asseguram que todo o efluente coletado seja transportado até a estação de tratamento, evitando transtornos aos moradores.

*Implantação de teste de fumaça*

Visando identificar ligações irregulares na rede de esgoto, a ANE iniciou o monitoramento das conexões utilizando um equipamento que libera fumaça não tóxica dentro das redes. Esta ação tem como objetivo identificar usuários interligados de forma irregular e a entrada de águas pluviais na rede de esgoto, começando pelo Bairro do Açude.

Com essas ações, a ANE reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e a sustentabilidade do meio ambiente, proporcionando melhores condições de vida para a população de Santa Rita.