quarta-feira, 31 de julho de 2024

38ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco recebe autoridades em abertura oficial


Autoridades do Estado prestigiaram, nesta terça-feira (30), a abertura oficial da 38ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. O evento, que é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e correalizador pelo Sebrae, termina hoje (31) e deve injetar 30 milhões de reais na economia, garantindo aos 189 fornecedores pedidos para o segundo semestre do ano. Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Caruaru, da Câmara Municipal e das instituições patrocinadoras, parceiras e apoiadoras do projeto estiveram presentes.

O presidente da Acic, Newton Montenegro, deu início à solenidade destacando a história de êxito do projeto e a importância das parcerias firmadas para a longevidade de quase duas décadas. _“Nos últimos 19 anos, o evento se consolidou como um dos grandes empreendimentos do país ao impulsionar o setor têxtil, especificamente a cadeia produtiva de Caruaru e região, com relevância e profissionalismo indiscutíveis. Nesta edição, temos 600 compradores vindos de todos os lugares do Brasil e já conseguimos perceber que estamos perto de superar nossos recordes”_, afirmou o empresário. 

Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Pernambuco, frisou que a Rodada de Negócios se transformou no principal ponto de encontro para comercialização de moda no Estado. _“Trata-se de um verdadeiro catalizador de desenvolvimento econômico e social, que beneficia não apenas a cidade e o Agreste, mas Pernambuco como um todo, e que conta com o apoio do Sebrae desde a primeira edição. A RNMP tem demonstrado, ao longo de todos esses anos, a força e a resiliência do nosso Polo de Confecções”_. 

Representando a governadora Raquel Lyra, a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires, disse: _“ficamos felizes de saber que o evento já teve, no primeiro dia, o maior volume de negócios da sua estreia em todas as edições. Isso mostra não apenas a solidez, mas também o quanto as pessoas estão envolvidas e o quanto essa operação tem a chance de ser a maior da história. É muito prazeroso vivenciar esse fomento ao empreendedorismo e aos negócios locais”_, disse. 

O diretor de Fomento e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Pedro Neves, enfatizou a inspiração do projeto para outros pontos do Estado. _“É um prazer para Adepe fomentar a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, porque estamos falando de uma cadeia produtiva importante e de um evento que serve de exemplo para que possamos fomentar a iniciativa em outras regiões. A RNMP se supera a cada semestre em número de negócios e apresenta produtos cada vez melhores, então aqui conseguimos vender com competitividade e com qualidade, por isso é motivo de tanto orgulho”_.

O presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), Pedro Miranda, falou do suporte dado ao projeto. _“Este ano, estamos intensificando nosso apoio aos eventos atendendo ao pedido das lideranças empresariais que fazem parte das principais associações ligadas ao setor. Estamos com o nosso estande aqui no evento e o nosso laboratório de fotografia também aqui na RNMP, justamente por entendermos a relevância dessa ação para o nosso mercado”_. 

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) esteve representada por Raffiê Dellon. _“Somos parceiros do evento pela segunda vez e não poderia ser diferente, levando em conta essa capacidade vocacional que a nossa região tem para a moda. É a nossa vocação, o nosso PIB e o nosso DNA, e que isso seja, cada vez mais, potencializado e valorizado. Com a credibilidade da Acic, não temos dúvidas que é apenas a 38ª edição de inúmeras que virão”_, finalizou. 

A Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco conta o apoio NTCPE, da Sudene e da Prefeitura de Caruaru e com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). A Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros da iniciativa.