O Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), está concorrendo à 21ª edição do prêmio nacional Innovare na categoria Justiça e Cidadania com a prática “Sabores do País Caruaru”. Nesta terça-feira (26), a unidade recebeu a visita da pesquisadora auditora do Instituto Innovare, Marzia Lima, para consulta das práticas inscritas.
O projeto participante é de autoria da coordenação e da equipe multidisciplinar do Cenip Caruaru e trata-se de um curso de horticultura, certificado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que trabalha transversalmente o tema da educação ambiental como parte da educação formal e informal dos jovens em cumprimento de medida cautelar na unidade.
“A partir do momento que o jovem chega na unidade a gente tem que garantir para eles as oportunidades que não tiveram. Não só na questão da escolarização, mas também nessa visão de um projeto de vida. Então, o adolescente sai daqui com uma profissão e a maioria deles já tem uma vivência prévia com a agricultura e nós oferecemos essa qualificação em parceria com o CIEE, que só vem acrescentar”, explica a coordenadora técnica do Cenip Caruaru, Aliny Fernanda.
Os conteúdos do curso são trabalhados de maneira teórica e prática, conscientizando os jovens sobre a poluição da água, do ar e do solo, além de incentivar práticas sustentáveis e de transformar o espaço físico da unidade com plantações dos próprios aprendizes.
O socioeducando C.S. , de 17 anos, conta que “a gente aprende a trabalhar na horta, a limpar a terra, plantar coentro, cebolinha, couve e outras coisas. As aulas são muito boas, a gente desestressa e aprende coisas úteis para quando sairmos”.
Na ocasião, a consultora do Innovare atestou a existência da prática, dos organizadores, dos resultados e dos participantes.
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque
Fotos: Marcelo Dettogni / Ascom Funase