quinta-feira, 13 de junho de 2024

Parque Estadual Dois Irmãos inaugura novo recinto para dois animais da espécie de furão-grande



O Parque Estadual Dois Irmãos inaugurou um novo recinto para dois animais da espécie furão-grande (Galictis vittata), Cláudio e Júpiter, que são irmãos e possuem três anos de idade. Eles chegaram ao Parque em 2021, trazidos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Salvador (BA), ainda juvenis. Os furões se alimentam de camundongos, carne bovina e frango. 

Na Região Nordeste, esses animais são encontrados na Mata Atlântica e na Caatinga e fazem parte da família dos mustelídeos, que também abriga mamíferos como as lontras. Eles são bastante ativos e sociáveis, com isso, conseguem aproveitar bem o grande espaço do seu novo ambiente. 

O recinto anterior deles, que possuía 20m² de extensão, seguia as normas da IN 07/2015, instituída pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Este mês, surgiu a oportunidade de ampliar o recinto desses animais e eles ganharam um local maior, quase o triplo do tamanho do antigo, com 59m².

"Com mais espaço, foram colocados mais desafios e ambientações para os furões, já que eles gostam de interagir muito com o ambiente. Isso proporciona um aumento na qualidade de vida dos animais, que responderam positivamente ao seu novo recinto", ressalta a técnica responsável pelos cuidados da espécie no Parque, Karol Priscilla.