sábado, 22 de junho de 2024

Medidas de enfrentamento ao assédio são ampliadas em todo o País


 Com a proximidade das festividades juninas, marcantes em diversas regiões do Brasil, várias cidades têm intensificado ações de combate ao assédio e importunação sexual. O objetivo é assegurar um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres participantes. Essas medidas têm a finalidade de desencorajar comportamentos inapropriados e incentivar uma cultura de respeito durante os festejos. 
 Prefeituras e organizadores de eventos estão intensificando campanhas de conscientização por meio de redes sociais, rádios locais e distribuição de panfletos nos eventos festivos. 

Um exemplo marcante é a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, que lançou a campanha "Forró Sim, Assédio Não" para combater a violência contra as mulheres durante o São João de 2024. Em Aracaju, destaca-se a campanha "Respeita as Minina", promovida pelo Ministério Público de Sergipe em parceria com a Prefeitura.

 Essas campanhas ganham ainda mais relevância com a entrada em vigor, em junho deste ano, do protocolo “Não é Não” (Lei 14.786/23), sancionado no ano passado. A proposta visa prevenir constrangimentos e violência contra mulheres, além de estabelecer medidas de proteção em locais como bares, casas noturnas, shows e espetáculos musicais que vendem bebidas alcoólicas. Os princípios a serem seguidos incluem respeitar o relato da vítima e preservar sua dignidade, intimidade, integridade física e psicológica.

 Recentemente, a organização "Não é Não!" anunciou o lançamento do Treinamento Não é Não! Mulheres Seguras, destinado a instruir estabelecimentos sobre a correta aplicação do protocolo. O Treinamento pode ser realizado por qualquer estabelecimento comercial que queira garantir a segurança das mulheres em suas dependências, mesmo aqueles não obrigados pela lei. 
 Previsto para lançamento em 25 de junho, o Treinamento Não é Não! Mulheres Seguras atende à demanda por recursos educacionais contra desigualdades e violências de gênero. 

O objetivo é capacitar estabelecimentos para reconhecer, prevenir e lidar com situações de constrangimento e violência contra mulheres. O treinamento oferece aulas em plataforma exclusiva, certificado digital e acesso a dados de enquete com clientes. Ministrado por uma equipe multidisciplinar, aborda temas como definições de assédio, aplicação do "Protocolo Não é Não", acolhimento às vítimas e promoção da diversidade e igualdade de gênero.

 As pré-inscrições já podem ser feitas estão no site http://www.naoenao.com.br, com atualizações exclusivas para os pré-inscritos. Em 25 de junho, as inscrições oficiais abrem, oferecendo 10% de desconto às primeiras 30 empresas registradas. Contatos adicionais podem ser feitos via Instagram @naoenao_ ou email contato@naoenao.com.br.

 Com a prevenção do assédio sexual sendo um desafio, donos de estabelecimentos têm um papel crucial. Abordar proativamente esse tema melhora a experiência no local e fortalece sua reputação como ambiente seguro e inclusivo.

*Sobre o Não é Não!*

 Criado em 2017, no Rio de Janeiro, por um grupo de mulheres para combater a banalização do assédio sexual e das violências às mulheres em ambientes públicos e privados. Inicialmente focado no Carnaval, distribuindo tatuagens para incentivar o respeito ao consentimento, o movimento ganhou força e visibilidade nacional, expandindo sua ação para além dos dias de folia, e iniciou diversas parcerias com empresas, prefeituras e ONG 's, através dos serviços de palestras, colabs de produtos e produção de conteúdos. Em dezembro de 2023, a Lei 14.786/2023, conhecida como Lei "Não é Não", foi sancionada. Ela objetiva combater atos violentos contra mulheres, bem como garantir a segurança das vítimas, em estabelecimentos de lazer. 

 Nos últimos 7 anos, o "Não é Não!" Estabeleceu parcerias com empresas nacionais e multinacionais preocupadas com o combate ao assédio e violências contra mulheres, visando promover ambientes seguros, uma maior inclusão da pauta dos direitos das mulheres nas empresas e o avanço no desempenho social das organizações. 

A trajetória do "Não é Não!" carrega marcos emblemáticos: Mais de 1,5 milhão de mulheres impactadas em todo o Brasil, Moção de Louvor na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, participação em uma exposição internacional e parcerias com instituições diversas como Avon, Shell, HAPPN, ONU, Greenpeace e até mesmo o time do Corinthians. A iniciativa busca contribuir para que todos os ambientes sejam mais seguros e respeitosos para todas as mulheres. 

*SERVIÇO:*

TREINAMENTO NÃO É NÃO! MULHERES SEGURAS
DATA DE LANÇAMENTO: 25 DE JUNHO 2024 
INSCRIÇÕES: www.naoenao.com.br
Foto: Guilherme Carsan