quarta-feira, 19 de junho de 2024

Mais de 1.000 serviços odontológicos foram concedidos aos socioeducandos de Pernambuco em 2024


Saúde é um direito básico que deve ser garantido a todo cidadão brasileiro e é visando assegurar esse direito aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa que a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promoveu 1067 serviços odontológicos no primeiro semestre de 2024, beneficiando socioeducandos de 14 unidades socioeducativas de todo estado. 

Extração dentária, tratamento de cárie, higienização e cirurgias, bem como a aplicação de flúor e canal são exemplos dos serviços que são oferecidos aos adolescentes. Todos esses atendimentos odontológicos são disponibilizados aos socioeducandos através de dentistas da rede municipal nos oito Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) e nos seis Centros de Internação Provisória (Cenip) do estado, os quais possuem consultórios integrados e equipados.

A coordenadora do Eixo Saúde, Adne Kelly, explica que “grande parte dos municípios já estão habilitados e possuem o incentivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI), pactuando novos processos e assistências no campo da saúde com a Funase em prol dos cuidados com os socioeducandos. Hoje, temos uma estreita relação com os municípios, que proporcionam os atendimentos médicos e odontológicos, além de promover ações de prevenção, vacinação e outras”.

A Funase também conta com parcerias de outras instituições para fortalecer a oferta de serviços odontológicos, como com o Centro Universitário Facol (Unifacol) que atende os socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, todas as quartas-feiras desde 2019, na Clínica Universitária de Reabilitação, Educação e Saúde (CURE). Além dos exames nas unidades, a Funase realiza palestras de orientação sobre saúde bucal nas unidades socioeducativas.