A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, na cidade do Paulista, está se preparando para um momento especial de fé e devoção com a chegada da celebração da Co-padroeira e o início do ano jubilar em honra à sua construção histórica. Com missas, procissões e apresentações culturais a festividade será de 30/06 a 07/07. O templo religioso localizado na Avenida Floriano Peixoto, no Centro do Paulista, é um dos principais cartões postais da cidade, onde se tornará o epicentro das festividades que reúnem não apenas fiéis locais, mas também devotos de toda a região.
Com o tema: Santa Isabel, modelo de oração e caridade. Os preparativos para as celebrações que marca não apenas um marco temporal, mas também uma oportunidade para os fiéis renovarem seus votos de fé e gratidão estão em pleno vigor. O pároco, Padre Adriano Chagas, expressou sua expectativa pela importância deste período: "Este ano jubilar não é apenas uma celebração do passado, mas um momento para fortalecer nossa comunidade e reavivar nosso compromisso com os ensinamentos de nossa Co-padroeira." A programação inclui uma série de atividades litúrgicas e comunitárias, “Padres de outras paróquias da Arquidiocese virão celebrar aqui conosco, promovendo em suas homilias um grande retiro espiritual para enriquecimento do povo de Deus”, completou o pároco.
Os fiéis estão sendo convidados a participar ativamente, trazendo flores e pães como símbolos de devoção à Co-padroeira, cuja intercessão é venerada por muitos como fonte de consolo, esperança e caridade. Após a liturgia, haverá um momento de quermesse atrás da paróquia, como forma de confraternização das famílias dos paroquianos..
Programação
Os preparativos já estão em pleno curso, neste domingo, (30.06), às 16h, a comunidade paroquial celebrará o aniversário de 74 Anos da construção da igreja e abertura do ano jubilar com missa celebrada pelo Pe. Damião Silva, logo após a celebração haverá um momento de louvor com o padre e sua banda. Nos dias 01 e 02/07, haverá a oração do santo terço nas comunidades. Entre os dias 03/07 à 07/07 a programação contará com missas, procissões e eventos culturais. No domingo (07), dia da festa, terá a tradicional alvorada com fogos, às 6h; missa solene presidida pelo Monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, às 7h. Já às 15h, uma procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, com missa de encerramento, que será celebrada às 16h, pelo Pe. Jurandir Ferreira
Na missa de encerramento da festa haverá a tradicional bênção dos pães e das rosas, pois esses dois elementos representam a bondade da Rainha e Santa Isabel. A história conta que ao sair do castelo com pães e moedas escondidos na roupa para fazer caridade, a Rainha Isabel foi interceptada pelo Rei, que não concordava com suas atitudes, que teria a perguntado sobre o que ela estava carregando. De acordo com relatos, a Rainha respondeu que eram rosas e mostrou o conteúdo escondido em seu vestido, onde só haviam rosas, ao contrário dos pães e moedas que ela tinha colocado.
A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal é formada por sete comunidades: Paulista Centro (sede paroquial), Nobre, Maranguape I, Jardim Maranguape, Aurora, Catolé e Jaguaribe. O templo é considerado Imóvel Especial de Preservação e Patrimônio dos paulistenses, e nela está sepultado o crânio do padre João Carlos Ribeiro de Melo Montenegro, um dos heróis da Revolução Pernambucana de 1817.
A festa de Santa Isabel Rainha de Portugal, em Paulista, pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais da Paróquia (@pascomsantaisabel).
Dia da Padroeira
A Festa Litúrgica de Santa Isabel é comemorada no dia 4 de julho. Para esta data, está prevista, no horário da manhã, a distribuição de um café da manhã para as famílias carentes cadastradas na paróquia.
Programação completa
Durante a semana, as missas acontecem sempre às 19h. Aos sábados, ocorrem às 17h30, e aos domingos às celebrações serão às 16h.
Domingo (30/06)
16h - Missa
Celebrante: Pe. Damião Silva
19h - Atração Cultural
Segunda-feira (01/07)
Oração do Terço nas Comunidades
Terça-Feira (02/07)
Oração do Terço nas Comunidade
Quarta-Feira (03/07)
12h - Hora da Graça
Celebrante: Pe. Adriano Chagas
18h - Procissão da Bandeira saindo do Bairro do Nobre
19h - Missa
Celebrante: Revma. Dom Fernando Saburido (Arcebispo Emérito da AOR)
21h - Atração Cultural
Quinta-feira (04/07) Dia de Santa Isabel Rainha de Portugal
06h30 - Café da Manhã aos mais necessitados
19h - Missa
Celebrante: Revma. Dom Paulo Jackson (Arcebispo de Olinda e Recife)
21h - Atração Cultural
Sexta-feira (05/07)
19h - Missa
Celebrante: Pe. Hewerton de Castro
21h - Atração Cultural
Sábado (06/07)
17h30 – Missa
Celebrante: Mons. Gilson José (Vigário Episcopal do Vicariato Cabo)
21h - Atração Cultural
Domingo (07/07)
06h – Alvorada
07h – Missa com o Mons. Josivaldo Bezerra (Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife)
15h - Procissão pelas Ruas com o Andor da Santa saindo da Capela Coração de Jesus em Arthur Lundgren I
16h – Missa de encerramento.
Abertura do Ano Jubilar (1950 – 2025)
Um verdadeiro cartão postal da cidade de Paulista. Em 2025, a paróquia completará 75 anos de criação. Conhecida como igreja de tijolinhos vermelhos, o templo é dedicado a Santa Isabel Rainha de Portugal. A abertura do ano jubilar da paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal promete ser um período de reflexão espiritual e renovação da fé, proporcionando uma oportunidade única para todos os presentes fortalecerem sua relação com Deus e uns com os outros. Este período é marcado não apenas pela celebração, mas também pela união e pelo crescimento espiritual da comunidade católica local.
Templo Religioso
A Igreja tem 60m de altura, estilo eclético (romano, neoclássico, neogótico) e foi todo edificado com tijolo aparente. A pintura de fundo dos altares é do artista plástico Hildebrando Eugênio, que também é autor da bandeira da cidade do Paulista. As janelas, originalmente em vitrais, foram restauradas em 1988, mas se desgastaram e foram substituídas por basculantes.
Hoje a Igreja de Santa Isabel é considerada Imóvel Especial de Preservação e patrimônio dos pernambucanos. O acesso ao templo é feito pelo nártex de entrada, sobre ele, um coro, dois nichos laterais, um de acesso ao coro e à torre sineira, e o outro, onde estão sepultados os despojos do mártir da Revolução Pernambucana de 1817, Padre João Ribeiro.
O crânio do padre João Ribeiro esteve guardado no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, onde ficou exposto ao público até 2001. O IAHGP junto com o governo de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife, o vigário da Igreja de Santa Isabel, o prefeito e o secretário de turismo do Paulista decidiram enterrá-lo com merecido respeito, em 29 de outubro de 2001, o crânio do padre João Ribeiro foi sepultado num túmulo construído especialmente para ele dentro da Igreja de Santa Isabel, após quase dois séculos de seu falecimento.