quinta-feira, 20 de junho de 2024

Codevasf beneficia prefeituras municipais de Pernambuco com máquinas agrícolas


Dentro da linha de ação de apoiar a produção, beneficiar os produtores e promover a melhoria na qualidade de vida da sociedade, a Codevasf, por meio da 15ª Superintendência Regional, sediada em Recife, beneficiou prefeituras municipais de Pernambuco com a entrega de máquinas e equipamentos voltados para ações de desenvolvimento regional. O investimento é de R$ 2,8 milhões — recursos oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Codevasf beneficia prefeituras municipais de Pernambuco com máquinas agrícolas 1.jpegAo todo foram entregues 30 equipamentos: 15 tratores agrícolas, 13 grades aradoras e 2 retroescavadeiras hidráulicas. Na lista dos beneficiários estão os municípios de Bonito, Cumaru, Escada, Ferreiros, Jucati, Limoeiro, Panelas, Ribeirão, Salgadinho, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Surubim.

“Ações estratégicas como essas visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade e à redução das desigualdades regionais. Para isso, os equipamentos serão utilizados em diversas atividades agrícolas, facilitando assim, o escoamento das produções para as feiras livres municipais e cidades circunvizinhas”, explica o superintendente regional da Codevasf Recife, Gustavo Melo.

Vale destacar que a Codevasf investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios e entidades sem fins lucrativos, como associações de produtores.

Como funcionam?
Codevasf beneficia prefeituras municipais de Pernambuco com máquinas agrícolas 2.jpegO trator agrícola é projetado para tracionar, transportar e fornecer potência para máquinas e implementos agrícolas, sendo usado na aragem, na descompactação do solo, quando acoplado com grade a disco, e no cultivo de diferentes plantas.

Já as grades aradoras de 14 discos, são utilizadas em propriedades rurais de pequeno e médio porte para preparar o solo antes do plantio de diversas culturas, como: grãos, hortaliças e frutas.

Por sua vez, as máquinas pesadas da linha amarela — retroescavadeira — são extremamente versáteis e potentes, sendo apropriadas para uso na construção e manutenção de estradas, terraplanagem, escavações, nivelamento de terrenos, espalhamento de materiais diversos, limpeza de área, entre outros.

Imprensa Codevasf