segunda-feira, 27 de maio de 2024

Dia dos Namorados combina com vinho


Escolher um vinho para o Dia dos Namorados depende muito do gosto pessoal do casal, do clima e do que será servido como acompanhamento. Mas, com certeza, os rosés são uma alternativa para agradar o paladar dos casais apaixonados. A sommelière da distribuidora Wine Concept Brasil, Jorgeane Meriguette, ajuda a entender melhor o universo desses vinhos que estão cada vez mais aceitos pelos enófilos pernambucanos.

De acordo com a profissional, um rosé mais leve para o Dia dos Namorados é uma escolha descontraída que vai agradar os casais que buscam uma bebida frutada e com muito frescor. Para harmonizar este vinho, a sugestão é uma salada, carnes brancas e frutos do mar. Já quando se fala de um rosé com corpo médio, para aqueles que gostam de um vinho com um pouco mais de estrutura no paladar e nos aromas, a indicação de harmonização é carne de porco, salmão grelhado e massas com molho de tomate.

Jorgeane finaliza com uma dica para aqueles apreciadores dos vinhos mais encorpados: até mesmo os rosés conseguem ter essa pegada. "Como o tempo de maceração é mais prolongado, a bebida vai apresentar uma cor mais intensa, aromas mais complexos como morango e cereja e até especiarias. No paladar, o vinho apresenta taninos que vão proporcionar uma sensação de um vinho mais complexo", explica a sommelière. Para harmonização, a dica é cordeiro, churrasco e massa com molho à bolonhesa. “Independentemente do tipo de rosé escolhido, o importante é que o vinho complemente o momento especial do Dia dos Namorados, proporcionando uma experiência memorável e prazerosa", finaliza.