As alterações climáticas e as ocorrências cada vez mais frequentes das chuvas torrenciais, que deixam centenas e até milhares de vítimas, como a que ocorre no Rio Grande do Sul, exige que a sociedade civil e governos se unam na elaboração de projetos focados nas ações de apoio mais duradouro, indo além da necessária e não menos importante ajuda a curto prazo. Neste sentido, o Grupo Trino, que atua há mais de 30 anos no mercado com serviços de logística e terceirizados, vai reativar o Comitê Trino de Solidariedade, que receberá outro nome e formato.
O anúncio desta nova fase ocorre com o lançamento de um edital de convocação de voluntários, que inclui uma rede de mais de mil colaboradores. Após as inscrições, as equipes serão divididas em setores específicos de atuação, com tarefas definidas para cada membro. As metas de cada setor serão estabelecidas em reuniões mensais, com o objetivo de gerar impactos positivos de forma trimestral.
"Em tempos de crise, a solidariedade emergencial é uma resposta para aliviar o sofrimento de comunidades afetadas. No entanto, o verdadeiro impacto dessas ações depende da continuidade e sustentabilidade dos esforços solidários. Muitas vezes, as ações diminuem logo após a fase mais crítica das crises, deixando um vácuo que pode comprometer as iniciativas para que as pessoas possam reconstruir as suas vidas com mais autonomia e resiliência", afirma Jessica Couto, Diretora do Grupo Trino e coordenadora do Comitê.
Em junho será iniciado o planejamento para a primeira ação da nova fase do Comitê Trino Impacto Solidário, que pretende começar focando na ajuda ao povo do Rio Grande do Sul, que precisará de muito apoio por um longo período para reerguer a sua rotina. A comunidade local também será priorizada, com a continuidade de iniciativas junto a projetos sociais como o Aqui Tem Amor, que atende mais de 70 crianças e jovens proporcionando educação, esportes e cidadania, em Barra de Jangada.
Para garantir que os impactos sejam efetivos, o grupo vai planejar atividades para os primeiros seis meses, incluindo a arrecadação de recursos e a análise legal das ações, assegurando conformidade com a legislação local, especialmente no que se refere a doações e trabalho voluntário.
*Histórico de solidariedade*
Desde sua criação, em 2017, o Comitê Trino tem promovido diversas ações solidárias, como cursos de capacitação profissional e campanhas de doação de sangue. Em maio de 2022, durante as chuvas torrenciais em Pernambuco, que afetaram cerca de 130 mil pessoas, o comitê arrecadou cestas básicas e itens de higiene para o Lar Batista para Anciãos, na Várzea, organizando e limpando o estoque do local e realizando serviços de jardinagem.
As iniciativas já realizadas incluem também a doação de japonas e roupas junto à ação Banho do Bem, que ajuda pessoas em situação de rua, além de cursos gratuitos para limpeza profissional e operadores de empilhadeira. Em 2018, o comitê doou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para voluntários que retiraram óleo que atingiu as praias do Nordeste. "Com o tempo, percebemos que o Comitê pode ser um diferencial para o compartilhamento de nossa experiência, alinhado às normas do voluntariado, em conformidade com a legislação local e de forma planejada e contínua", conclui Jessica.