sábado, 25 de maio de 2024

Belo Jardim realiza entrega de contratos e certidões dos imóveis dos moradores do Vila Bela



A Prefeitura de Belo Jardim, junto com a Caixa Econômica Federal, entregou, nessa sexta-feira (24), os contratos e certidões dos imóveis aos moradores do Vila Bela.

Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes, incluindo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza; o deputado federal Mendonça Filho; o prefeito Gilvandro Estrela e demais secretários municipais.

O sonho de ter a casa própria tem se tornado realidade graças ao governo municipal que vem trabalhando para que todos sejam beneficiados. Essa entrega foi para aqueles que conseguiram quitar o “Programa Minha Casa, Minha Vida”, antigo "Casa verde e amarela”, que desde o ano de 2021 já contemplou 1000 pessoas até então,com o residencial. 

Através de uma portaria do Ministério das Cidades, que saiu no ano de 2023, famílias que recebem Bolsa Família ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) foram contempladas com a quitação total do seu imóvel. Foram mais de 250 imóveis quitados através desses benefícios. Os outros beneficiários, que não tiveram a quitação total, tiveram o tempo de pagamento do imóvel reduzido pela metade. O que seria pago em dez anos agora será pago em cinco anos. Aqueles que já pagaram três anos, agora precisam pagar apenas mais dois anos, um período muito curto para as pessoas completarem a aquisição de seus imóveis.

O programa “Minha Casa, Minha Vida” é uma iniciativa do governo federal para aumentar o número de casas e atender as necessidades da população. A principal mudança do programa foi a redução de taxas junto à Caixa, que é quem recebe os recursos e financia as propriedades. 

Além da entrega dos documentos, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estiveram presentes ofertando diversos serviços de atendimentos, autorização de segunda via de registro, agendamento para emissão de RG e Carteira de Trabalho. A Secretaria de Saúde ofereceu diversos serviços de vacina para Covid-19 e Influenza, teste de Covid, distribuição de preservativos feminino e masculino, remédio de Ciclo 21, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

"Hoje o sentimento é de felicidade e gratidão, pois antes morava em um local que a enchente levava tudo, se tornando perigoso. Agora, vou morar com meus quatros filhos na minha própria casa”, disse a nova moradora do Vila Bela, Graciane Andrade .

"Vocês agora são proprietários de fato e de direito. Podem fazer o que desejam em suas casa, a partir de hoje, e parabéns por essa conquista”, disse o representante da Caixa Econômica, Lúcio Alves.