O XIV congresso de secretarias municipais de saúde de Pernambuco irá acontecer em Petrolina, de 17 a 19 de abril de 2024, abordando o tema central "sustentabilidade do sus: fortalecendo a gestão municipal de saúde para a qualificação da atenção primária e regionalização".
Com uma programação abrangente, o evento inclui a 6ª mostra Pernambuco aqui tem sus, cerimônia de abertura, conferências, seminários sobre temas cruciais para a gestão municipal de saúde, e discussões sobre o novo financiamento interfederativo da atenção primária.
A participação de representantes de diversas instituições, incluindo ministério da saúde, Conasems, e Cosems-PE, promete enriquecer o congresso com debates construtivos e estratégias para fortalecer o SUS no estado.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Artur Amorim (foto), vem a Petrolina para participar do evento e já reafirmou o compromisso de fortalecimento da interiorização das ações.
De acordo com Amorim, conhecer a realidade de cada município para enfrentar as dificuldades específicas de cada um é meta só alcançada com a participação de todos. "além disso, de nada adianta a execução de um projeto unitário, realizado de forma isolada ou com cunho político, inaugurando equipamentos em benefício de uma população a despeito de outra tida como referência. O sus é para todos", completou Amorim.