Agentes de combate às Endemias (ACEs) da cidade do Paulista visitaram alguns imóveis do bairro de Jardim Paulista, nesta quinta-feira (18/04). A ação teve por objetivo inspecionar recipientes com acúmulo de água, a fim de identificar a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Evitar a água parada em recipientes e nas calhas são algumas das medidas que o próprio morador pode tomar sem necessariamente precisar da visita do agente de combate às endemias.
“Se ele viu que tem ali um cheio de larvas, não precisa esperar o agente chegar. Vira aquele balde, joga aquela água fora. É importante fazer essa limpeza e nisso os Agentes também fazem essa orientação o ano inteiro”, ressaltou a diretora de Vigilância Ambiental do Paulista, Silvia Vasco.
Mãe de quatro filhos, a cabeleireira e dona de casa, Ione Costa, segue todos os conselhos deixados pelos Agentes quando visitam a sua casa. “Tomo todo cuidado do mundo, pois tenho quatro crianças. Olho sempre os vasos de planta, o recipiente do cachorro. É bom se cuidar”.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Ambiental do Paulista, até o momento a cidade apresentou 526 notificações de dengue. Foram 40 casos confirmados e um óbito em investigação.
Para os casos de chikungunya, foram 211 notificações, sendo 19 confirmados e nenhum óbito. Não houve registro de casos de zika no Município. Ainda segundo a diretoria, os bairros com casos de dengue confirmados foram: Jaguarana, Nossa Senhora do Ó, Vila Torres Galvão e Maranguape I.
Imprensa Paulista PE