quinta-feira, 18 de abril de 2024

Paulista realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti


Agentes de combate às Endemias (ACEs) da cidade do Paulista visitaram alguns imóveis do bairro de Jardim Paulista, nesta quinta-feira (18/04). A ação teve por objetivo inspecionar recipientes com acúmulo de água, a fim de identificar a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Evitar a água parada em recipientes e nas calhas são algumas das medidas que o próprio morador pode tomar sem necessariamente precisar da visita do agente de combate às endemias.

“Se ele viu que tem ali um cheio de larvas, não precisa esperar o agente chegar. Vira aquele balde, joga aquela água fora. É importante fazer essa limpeza e nisso os Agentes também fazem essa orientação o ano inteiro”, ressaltou a diretora de Vigilância Ambiental do Paulista, Silvia Vasco.

Mãe de quatro filhos, a cabeleireira e dona de casa, Ione Costa, segue todos os conselhos deixados pelos Agentes quando visitam a sua casa. “Tomo todo cuidado do mundo, pois tenho quatro crianças. Olho sempre os vasos de planta, o recipiente do cachorro. É bom se cuidar”.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Ambiental do Paulista, até o momento a cidade apresentou 526 notificações de dengue. Foram 40 casos confirmados e um óbito em investigação.

Para os casos de chikungunya, foram 211 notificações, sendo 19 confirmados e nenhum óbito. Não houve registro de casos de zika no Município. Ainda segundo a diretoria, os bairros com casos de dengue confirmados foram: Jaguarana, Nossa Senhora do Ó, Vila Torres Galvão e Maranguape I.

Imprensa Paulista PE