A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) participou do 3º Fórum Permanente de Afrodescendentes em Genebra das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira, 18/4, em um painel composto por brasileiros de forma remota, intitulado "Cultura e Reconhecimento". Os representantes se reuniram na Prefeitura de Vitória de Santo Antão/PE, enquanto suas apresentações foram transmitidas ao vivo para o evento da ONU em Genebra. Além da deputada, também participaram do painel o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, a coordenadora do Projeto da Horta Inclusiva, Natália Alves, os professores da UFPE, René Duarte e Thiago Rodrigo, e Karla Danielly, do projeto Horta Inclusiva.
O destaque do painel foi a palestra com o tema "Desconstrução de Cultura Capacitista para Promoção da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Afrodescendentes", em que foi abordado a Horta Inclusiva como uma estratégia fundamental na luta contra o capacitismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social para pessoas afrodescendentes com deficiência no setor agrícola.
Durante sua participação, a deputada Iza Arruda enfatizou as ações da Subcomissão Permanente para Políticas Públicas de Saúde para o Transtorno do Espectro Autista, doenças raras e outras neurodiversidades. Ela ressaltou seu papel como autora do requerimento que possibilitou a criação desta subcomissão e destacou o impacto positivo da Horta Inclusiva como um catalisador de inclusão para pessoas afrodescendentes com deficiência. A parlamentar também enfatizou a crucial necessidade de políticas públicas de inclusão com enfoque racial, afirmando: "Inclusão é atitude. É neste momento que precisamos conectar, conscientizar e capacitar. Este é o nosso objetivo na Câmara Federal. Dessa forma, dizemos não ao capacitismo, não ao preconceito e sim à inclusão!", finalizou.
O prefeito Paulo Roberto expressou seu sentimento de honra em ter um projeto como a horta inclusiva em Vitória de Santo Antão, “São iniciativas como esta que são essenciais na construção de um Brasil mais inclusivo.”, destacou.
O Fórum Permanente de Afrodescendentes tem como principal objetivo contribuir para a inclusão política, econômica e social da população afrodescendente em todo o mundo. Além disso, busca identificar e analisar boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas para a promoção dos direitos humanos das pessoas afrodescendentes. Uma de suas importantes tarefas é discutir a elaboração de uma Declaração das Nações Unidas sobre a promoção, proteção e respeito pleno aos direitos humanos das pessoas afrodescendentes.