A Prefeitura de Itapissuma, através da Secretária de Saúde do Município, realizou nesta terça (2), a inauguração do Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB. Um espaço de acolhimento e cuidado especializado para pessoas do espectro Autista, Síndrome de Down e Microcefalia.
“A casinha azul do bem é mais um projeto do meu coração, requerimento do vereador Júnior de Irmã Teca, aprovado por toda câmara, contudo é um projeto de governo municipal e um compromisso do meu coração” enfatizou o Prefeito de Itapissuma Zé de Irmã Teca.
Denise Vasconcelos, mãe da Dalila de 8 anos e que é autista acompanhada pela Casinha Azul do Bem desde maio deste ano, relatou a importância desse espaço no acompanhamento e desenvolvimento da sua filha. “Desde que minha filha começou o acolhimento na Casinha Azul do Bem, a família toda se sentiu muito acolhida, também. Por que nós, mães de crianças autistas, querendo ou não, nossa vida é meio que estressante e através dos profissionais que acolheu minha filha recebemos esse acolhimento”, destacou Denise.
Já para a coordenadora da Casinha Azul do Bem, Raiane Oliveira, pontuou a grandeza desse grupo de pessoas. “Todo ser humano independente de deficiência ele é um ser de grandes possibilidades”,finalizou.
Sobre o Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB
Criado em outubro de 2023, o Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB é um centro que conta com atendimento voltado as crianças portadoras de TEA, Síndrome de Down e Microcefalia. Dentre as especialidades oferecidas estão: Psicologia, Fonoaudiologia, Neuropsicopedagogia, Fisioterapia, Odontologia, Psiquiatria infantil e Neuropediatria. Nasceu através do próprio prefeito de Itapissuma que ao ver a dificuldade de uma mãe em realizar atendimentos no Recife percebeu que daria qualidade de vida as crianças e mães se tivéssemos aqui dentro do município. Com o objetivo de dar assistência especializada e apoio as famílias de crianças com autismo, microcefalia e Síndrome de Down.
Atualmente, o Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB realiza cerca de 1.200 atendimentos, alguns em dupla realizados para trabalhar a socialização, senso de coletividade e trabalho em equipe.
Para ter acesso a todo tratamento realizado no Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB é necessário que o pai, a mãe ou responsável de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos compareça na Casinha Azul do Bem com o laudo fechado para autismo, microcefalia e Síndrome de Down para receber os direcionamentos necessários.
Anteriormente, o Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB realizava seus atendimentos nos prédios públicos da Saúde e agora conta seu Centro que fica localizado na Manoel Borba, 282, no Centro de Itapissuma. Funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 16h.
Para maiores informações através da conta oficial no instagram @cecab.itapissuma.
Frase destaque do Centro de Especialidade Casinha Azul do Bem – CECAB
"O amor incondicional das mães de crianças com autismo é uma fonte de inspiração para todos nós. Suas jornadas são testemunhos de força, resiliência e amor verdadeiro”.