segunda-feira, 22 de abril de 2024

Em fiscalização, Blitz da Oposição do Recife denuncia sofrimento de gestante à espera de atendimento e estrutura precária na Maternidade Barros Lima


A bancada de oposição na Câmara do Recife, por meio dos mandatos dos vereadores Alcides Cardoso (PL), Fred Ferreira (PL), Felipe Alecrim (Novo), Davi Muniz (PSD) e Ronaldo Lopes (PP), realizou, no final da tarde desta segunda-feira (22), uma blitz na Maternidade Professor Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, e verificou o sofrimento de uma mulher no quarto mês de gravidez, que aguardava atendimento na unidade, gerida pela Prefeitura do Recife, desde às 8h da manhã e apresentava sangramento.

Além da falta de médicos, a fiscalização dos parlamentares de oposição à gestão do prefeito João Campos (PSB) também constatou a situação precária da maternidade com muito mofo em locais como a área de esterilização, refeitório, farmácia e copa, banheiro com vazamento de esgoto, esgoto a céu aberto ao lado da unidade e arquivos médicos de pacientes dividindo espaço com o lixo. O teto da maternidade apresenta problemas, com vários buracos na área da cozinha.

O grupo de vereadores recebeu denúncias da precariedade da maternidade, que passou por uma reforma da fachada, contrastando com o cenário no interior da unidade. Os parlamentares conversaram com os pacientes e funcionários.

“O caos em que se encontra a Maternidade Barros Lima não está na propaganda milionária da gestão do prefeito João Campos e o martírio enfrentado por uma mulher que está grávida de quatro meses, sangrando e esperando ser atendida desde às 8h da manhã de hoje também não. Pacientes e os profissionais da unidade sofrem com um ambiente totalmente insalubre, vazando esgoto e muito mofo até em uma área de esterilização, que deveria ser preservada. Não à toa o Recife é a sexta pior capital do Brasil na qualidade dos serviços prestados à população, segundo a pesquisa da ONG Agenda Pública. E é justamente a rede municipal de saúde que puxa esse dado para baixo”, pontuaram os vereadores que compõem a bancada de oposição.