Alunos de escolas públicas e privadas de Pernambuco já podem se inscrever na 2ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), uma competição nacional promovida pelo Sebrae que busca capacitar estudantes como criadores de soluções para os mais diversos problemas da sua comunidade, por meio da inovação e desenvolvimento de competências empreendedoras. Podem participar do DLJ, estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos), Médio, Profissional e Superior. A competição vai contar com etapas estaduais, regionais e nacional – nesta última, o prêmio oferecido é uma viagem internacional. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 7 de junho no site desafioligajovem.com.br.
Grande parte do evento ocorrerá de forma online, com exceção da etapa nacional, que será realizada de forma presencial em uma capital brasileira. Os participantes deverão criar grupos de dois a cinco alunos da mesma escola e categoria. Eles também vão precisar indicar um orientador, que pode ser um professor ou algum profissional de educação da escola. O orientador terá a missão de auxiliar as equipes ao longo das etapas do desafio.
É a primeira vez que Pernambuco estará nessa que é considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil. No dia 13/05, haverá uma capacitação para os participantes e aqueles que pensam em se inscrever, em formato de live, transmitida para todo o Estado. Na mesma semana, de 13 a 17 de maio, equipes do Sebrae vão realizar visitas em escolas do Grande Recife para acompanhar o andamento das inscrições, tirar possíveis dúvidas e estimular novas participações.
“O objetivo do desafio é a criação de soluções inovadoras para problemas da escola ou da comunidade em que eles vivem. Aí vale tudo, soluções tecnológicas analógicas ou digitais como sites, aplicativos, redes sociais e jogos ou até ferramentas mais simples, mas que sejam eficientes e tenham o DNA da inovação”, explica Danilo Lopez, analista do Sebrae/PE.
Uma novidade no regulamento desta edição são as ações que buscam a equidade entre os participantes. Dois terços das vagas na etapa inicial serão destinadas a estudantes de escolas públicas. Também haverá acréscimo de 15% nas notas nas etapas estadual e regional para esse tipo de público. Além disso, em caso de empate, o primeiro critério de desempate será o aluno estar matriculado em uma instituição pública de ensino.
*ETAPAS E PREMIAÇÃO*
O DLJ 2 é dividido em etapas: de março a junho, durante o período de inscrições, acontece o “Desafio nas Redes”, uma campanha de divulgação e engajamento com missões nas redes sociais valendo prêmios para estudantes, orientadores e escolas que conseguirem captar mais alunos. Em junho, será realizada a “Virada Empreendedora”, capacitação online para apoiar a criação de um projeto inovador ou melhorar um já em desenvolvimento. Passada a virada, os participantes deverão gravar um vídeo de até cinco minutos apresentando seus projetos, que serão avaliados de acordo com as regras da competição. Os seis melhores projetos por categoria passarão para a fase estadual.
A etapa estadual está prevista para agosto, com a apresentação dos projetos para uma banca de jurados online. Serão quatro bancas por estado, com seis equipes por categoria. Será classificada uma equipe por banca, com premiação para estudantes e orientador do 1º lugar. Entre setembro e outubro acontece a etapa regional, na qual os vencedores dos estados irão competir em novas bancas online, divididas por região. Como premiação, celulares e uma viagem para a final nacional.
Finalmente, em dezembro, os vencedores das regionais vão disputar a grande final. Serão quatro bancas presenciais, e cinco equipes em cada. Os vencedores do 3º lugar ganharão tablets, e do 2º lugar, smartwatches. Já o 1º lugar do DLJ 2 vai conquistar uma viagem internacional com todas as despesas custeadas para participar de um evento de inovação, além de notebooks de última geração.