Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Durante todo o mês são realizadas ações de conscientização em relação ao transtorno do espectro autista (TEA). A Associação Mães e Anjos Azuis, que atende crianças e adolescentes com TEA, programou uma série de ações. Amanhã, para abrir o mês, o arte educador e grafiteiro Felipe Fil (@umfil) vai entregar um painel na fachada da instituição feito com a colaboração dos meninos e meninas assistidos pelo projeto. A inauguração do painel será às 17h00. Uma iluminação especial vai valorizar o trabalho artístico.
No dia 14 deste mês, a associação realizará a 7ª Caminhada da Conscientização do Autismo pelas ruas do bairro de Areias, onde está localizada a sede da instituição. A concentração será às 15h30 na Praça dos Heróis da Restauração. O músico “Tio Maurício”, que dá oficinas como voluntário na associação, fará um "esquenta" na concentração, tocando canções infantis, ao violão. As crianças e adolescentes, assistidos pela Mães e Anjos, farão o percurso num trenzinho, tipo Maria Fumaça. Pais, mães, familiares, ativistas e moradores do entorno acompanham à pé. Ao final, na Praça Eduardo Cardoso (Praça do Mariano), haverá um momento de lazer para os participantes, acompanhado de mensagens de conscientização sobre o tema.
Ainda dentro das comemorações deste mês de abril a associação promove entre os dias 20/04 e 11/05 um curso introdutório de Treinamento Parental para o Estímulo do Desenvolvimento de Habilidades de crianças e adolescentes com TEA. Participam a educadora física Júlia Deysielle, especialista em educação especial inclusiva; a psicopedagoga Luciane Paes, especialista em Neurociência da Educação e a psicóloga Mariah Barbosa, especialista em TEA, com ênfase nas intervenções comportamentais, especialização em ABA e Estratégias Naturalistas, aplicadora ABA e atendente terapêutica; Erica Moura, mãe atípica; Neuropsicopedagoga voluntária na Associação Mães e Anjos Azuis, Especialista em TEA e Educação Especial Inclusiva; Aplicadora ABA.
Para fechar as celebrações do Mês da Conscientização do Autismo, a Associação Mães e Anjos Azuis vai lançar uma cartilha de orientações voltada para pessoas com o transtorno e seus familiares. O lançamento está previsto para o dia 27/04.
*A Associação*: A Associação Mães e Anjos Azuis foi criada por um grupo de mães de crianças com autismo do bairro de Areias, na zona oeste do Recife, para dar suporte a famílias e atendimento a suas crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A sede oficial existe há pouco mais de três anos, na rua Guaraci, 179, comunidade do Caçote, em Areias. A organização não governamental sobrevive única e exclusivamente de doações.