O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, inaugurou uma nova unidade de ensino que vai beneficiar mais de 600 estudantes do bairro do Janga e adjacências, a Escola Municipal Maria José de Barbosa. A unidade dispõe de uma grande estrutura onde funcionava o Colégio Santa Joana, adquirido em 2023 pela gestão municipal. O evento ocorreu na quadra da escola, localizada na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, na tarde desta quarta-feira (20.03).
Na ocasião, o prefeito ressaltou os avanços na educação do município, como construção de escolas para poder desafogar a demanda por vagas, além de manutenção das já existentes, bem como da valorização dos profissionais da rede com reforços salariais e melhor estrutura de trabalho. O gestor destacou ainda o avanço no aprendizado, distribuição de fardamento, tênis, material escolar, merenda de qualidade, e de ferramentas com uso da tecnologia, com a entrega de tablets para estudantes.
“Estou muito feliz de a gente poder dar esse passo grande, onde irão estudar vários alunos, numa escola de qualidade, com condições bem melhores e a gente poder atingir nosso objetivo que é colocar todas crianças de Paulista na escola”, ressaltou o prefeito Yves Ribeiro.
A Escola Municipal Maria José de Barbosa possui 20 salas de aula espaçosas, biblioteca, laboratório Maker (ensino de robótica), laboratório de ciências, sala de Atendimento Especializado (AEE), sala dos professores, secretaria, banheiros em cada andar, refeitório, área de brinquedos, elevador e quadra poliesportiva.
“É uma escola que realmente tem todas as condições para receber o alunado do município de Paulista, para uma educação em tempo integral, onde o estudante passa a ser protagonista da sua aprendizagem”, disse a secretária de Educação do Paulista, Kátia Clemente.
A nova unidade de ensino funcionará de forma híbrida, com ensino integral para turmas da Educação Infantil (grupos IV e V) e 6º ano (Ensino Fundamental); e ensino com horário regular para turmas do 7º ao 9º ano, no ano letivo de 2024.
De acordo com a diretora da nova escola, Lucineide Mendonça, em 2025, o ensino integral irá avançar para o 7º ano, e em 2026, do 6º ao 8º. A estimativa é de que em 2027 a escola atinja o status de totalmente integral, indo até o 9º ano.
“Já fui gestora em outras escolas, e recebi de presente ser a diretora da primeira escola em tempo integral no município. E acredito que é importante que muitas escolas sejam incluídas nessa modalidade, porque só quem está no chão da escola sabe a importância de tirar a criança da rua, do celular e de situações ociosas”, disse Lucineide.
Imprensa Paulista PE