O Porto de Suape, assinou, na noite da última quarta-feira (6), durante a 28ª Intermodal South America, declaração de intenção para participação na Aliança Brasileira de Descarbonização Portuária (ABDP), iniciativa pioneira que tem a intenção de transformar o cenário portuário do país. O atracadouro pernambucano vai coordenar um dos grupos de trabalho (GT) sobre o tema com o Porto de Paranaguá (PR) e o Porto do Itaqui (MA). A Intermodal é considerada uma das maiores feiras de logística, transporte de cargas e comércio exterior do continente e reúne lideranças do segmento de todo o Brasil e acontece até esta quinta-feira (7).
A iniciativa de criar o plano de descarbonização representa um passo ousado e transformador em direção a um futuro mais sustentável. A novidade, lançada no estande do Porto de Itaqui, é inspirada em uma iniciativa entre os portos espanhóis. A metodologia dos GTs é de tratar temáticas aderentes ao tema, disponibilizando espaços para discussão e troca de informações.
“Estamos felizes em participar de uma mobilização como essa, que revolucionará o mercado portuário global. A iniciativa está em sintonia com outras ações que Suape desenvolve no território do complexo, como as ações que Suape vem desempenhado, notadamente o GT de Descarbonização da estatal, com foco no engajamento das empresas e stakeholders do território sobre o tema”, pontua o diretor-presidente do porto, Marcio Guiot.
Ele destaca, ainda, os projetos de Estoque de Carbono, que consiste na elaboração de um inventário na Zona de Preservação Ecológica do atracadouro (ZEPC); e do Compliance Climático, que vai mensurar a emissão de gases de efeito estufa nos oito municípios (Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Moreno, Rio Formoso e Sirinhaém) do território estratégico da estatal.
Neste primeiro momento, também compõem a aliança os portos do Paraná, de Açu e do Sudeste, além da Fundação Valencia, da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
SUSTENTABILIDADE
Suape ocupa área de 17,3 mil hectares, dos quais 59% estão na Zona de Preservação Ecológica do território da estatal. Essa região é caracterizada pela diversidade ecológica do bioma Mata Atlântica, e está situada nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, melhorando a qualidade de vida dos moradores dos perímetros urbanos e promovendo o equilíbrio com a atividade industrial. O território de Suape também abriga biomas de restinga e de mangue.
INTERMODAL
Considerada um dos mais importantes eventos do segmento, a Intermodal reúne o ecossistema da logística, do transporte de carga e infraestrutura, além dos desenvolvedores de tecnologia e inteligência associada à operação desses segmentos em vários países. O objetivo da feira é promover o intercâmbio de conhecimento, oportunidades de negócios e o desenvolvimento geral da atividade. O evento ocupa quatro pavilhões, o equivalente a mais de 40 mil metros quadrados e conta com mais de 500 marcas expositoras de 15 países.
O Porto de Suape, assinou, na noite desta quarta-feira (6), durante a 28ª Intermodal South America, declaração de intenção para participação na Aliança Brasileira de Descarbonização Portuária (ABDP), iniciativa pioneira que tem a intensão de transformar o cenário portuário do país. O atracadouro pernambucano vai coordenar um dos grupos de trabalho (GT) sobre o tema com o Porto de Paranaguá (PR) e o Porto do Itaqui (MA). A Intermodal é considerada uma das maiores feiras de logística, transporte de cargas e comércio exterior do continente e reúne lideranças do segmento de todo o Brasil e encerrou na última quinta (7).
Imprensa Suape