Nesta quarta-feira (20), às 19h, na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, será lançado o livro "A Descoberta de Aurora", de autoria da socióloga pernambucana e mestra em Antropologia, Alba Maranhão. A obra é o primeiro romance escrito pela autora a partir de uma curiosidade que a levou a fazer o seu mapa do céu. Segundo a escritora, a surpresa e o encantamento que o documento lhe causou, foi o pontapé inicial para ir em busca de conhecimentos mais profundos sobre o que diz a astrologia tradicional para tentar entender melhor e fazer uma análise de como ela mexe com a vida das pessoas.
Durante o processo criativo da obra, a autora fez uma ampla pesquisa a partir da leitura de livros como “Trivium Quadrivium”, de Amâncio Friaça; “Manifesto Astrológico” de Patrice Guinard; “O Retorno dos Astrólogos” de Edgar Morin; entre outros, que serviram como base para suas fundamentações. E, apesar da sua trajetória acadêmica como pesquisadora e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com vários artigos científicos publicados, a habilidade com a escrita de um romance não lhe era algo peculiar. Para entender melhor esse universo foi em busca de um curso de escrita criativa que a ajudou a desenvolver o texto que daria forma ao tão desejado romance.
Publicado de maneira independente pela editora paranaense Viseu, o e-book já está disponível desde o final do ano. "A Descoberta de Aurora" convida o leitor a fazer uma profunda reflexão sobre o que a ciência e os mistérios da vida podem revelar. O livro narra a vida de Aurora, uma professora dedicada ao ensino universitário que em um dia peculiar teve o seu cotidiano interrompido por um ex-aluno que lhe solicita um favor especial: a leitura atenta de um manuscrito deixado por seu avô recém-falecido. Nesse momento, o jovem busca a opinião de Aurora, em quem confia plenamente devido à sua preparação acadêmica.
Embora sobrecarregada por suas responsabilidades atuais, Aurora se depara com o título intrigante do manuscrito: Bem-vindo ao Mundo da Astrologia dos Mitos e dos Símbolos. A curiosidade a impulsiona a mergulhar na leitura, desencadeando um impacto profundo e inesperado. À medida que Aurora explora as páginas envelhecidas, suas convicções e visão da ciência são desafiadas de maneiras que ela jamais imaginara. A intersecção entre a razão e o mistério começa a se desdobrar diante dela, levando-a a questionar o que ela sempre considerou inabalável. Enquanto suas obrigações aumentam e seu tempo diminui, a exploração do manuscrito a leva por uma jornada de autodescoberta, desvendando significados ocultos nos símbolos e mitos que permeiam a astrologia.
Ao embarcar nesta viagem com Aurora, o leitor é levado a questionar suas próprias convicções e a explorar a interconexão entre a mente analítica e as múltiplas dimensões do conhecimento. "Através dos olhos de Aurora, você é convidado a reconsiderar o que entende sobre ciência, mitos e os caminhos inesperados que a busca pelo conhecimento pode nos levar", revela a escritora.
SERVIÇO:
Lançamento do livro e noite de autógrafos "A Descoberta de Aurora" da socióloga pernambucana e mestra em Antropologia, Alba Maranhão
QUANDO? dia 20 de março
HORÁRIO? às 19h
LOCAL: Livraria Jaqueira do Paço Alfândega
VALOR: R$ 50