Após 30 anos como bacamarteira e há dois anos no comando do 1º Batalhão de Bacamarteiros 27, Ângela Maria foi anunciada pela Fundação de Cultura de Caruaru como uma das homenageadas do São João 2024.
Ângela que é a primeira mulher a frente de um grupo de Bacamarteiros, no município de Caruaru iniciou sua trajetória no grupo através do seu pai, Zacarias Soares de Oliveira, que foi bacamarteiro por mais de 70 anos.
“Foi uma grande surpresa e uma imensa alegria pra mim receber essa notícia, eu estou muito emocionada porque a história da minha família se confunde com a história do bacamarte, em Caruaru. São muitos anos dedicados ao fortalecimento da nossa cultura e estou realmente emocionada com essa homenagem”, comemorou Ângela.
História - O Batalhão de Bacamarteiros 27, comandado por Ângela é um grupo folclórico que foi fundado em 1908, em Serra dos Cavalos, na zona rural de Caruaru. São 116 anos de história passada entre gerações de homens e mulheres que se dedicam a manterem viva a tradição, representando a memória dos soldados que voltaram da guerra contra o Paraguai.