A Administração de Fernando de Noronha vai celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com diversas ações, que irão acontecer de 7 a 10 de março. Entre elas, estão o Café, Prosa e Mulher, debates sobre violência doméstica, invisibilidade, empoderamento, direitos femininos e saúde mental, bem como serão realizadas uma feira gastronômica e a 5ª Corrida da Mulher.
A primeira ação começará nesta quinta-feira (7), no Memorial Noronhense – Espaço Cultural Marieta Borges, com a Conversa Dançada – Corpo/Mulher/Liberdade. A administradora do arquipélago, Thallyta Figuerôa, é uma das convidadas. O evento será a partir das 15h30. Em seguida, às 19h, terá a edição especial do Café, Prosa e Mulher, com o debate “A potência da mulher em movimento”, com Carolina Alves, da Coordenadoria da Mulher.
Na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 9h30, haverá homenagem no Aeroporto Carlos Wilson para todas as mulheres que estiverem chegando na ilha. Já às 10h, o Memorial Noronhense vai receber a palestra “A invisibilidade dos desafios da passagem da jovem para a fase de ser mulher, a contracepção e responsabilidades”. Mariana Fonseca, psicóloga clínica e infantojuvenil, será a palestrante.
No horário da tarde, às 14h, é a vez do tema “Direitos da Mulher: pensão alimentícia, separação e divórcio, dissolução de união estável, guarda e visitação de menores”. Quem vai falar sobre o assunto é Sandra Lima, coordenadora da Casa da Justiça e Cidadania da ilha.
Também no Memorial Noronhense, às 16h, será realizada a palestra “Mulher e saúde mental: desafios contemporâneos”, com a convidada Mitsy Medeiros, psicóloga, seguida do debate “Feminização da velhice e empoderamento feminino”, com a apresentação da assistente social Jéssica Borges.
À noite, a Praça da Mãezinha, na Vila dos Remédios, será movimentada com a Feira Gastronômica da Mulher Empreendedora, denominada de “Ela Pode”. Na ocasião, as empreendedoras vão comercializar comidas regionais para todos os paladares. Durante a feira terá ainda a apresentação do Maracatu Nação Noronha.
O dia 9 ficará por conta do Café, Prosa e Mulher, que vai fazer mais uma rodada de debates com as mulheres, dessa vez no Mirante do Boldró, a partir das 17h, com muito samba e feijoada.
Encerrando a programação, no domingo, dia 10, acontecerá a 5ª Corrida da Mulher, que tem como homenageada Edileuza Santos, responsável pelo Cartório Eleitoral da ilha. A concentração será na Praça do Trinta, às 7h.
"É muito importante para nós podermos promover e fazer parcerias para oferecer ações de qualidade para o público feminino de Fernando de Noronha. São debates interessantes, com temas atuais, que irão auxiliar as mulheres sobre diversos assuntos. A gestão estadual, com sua primeira governadora mulher, a vice-governadora mulher e eu, enquanto primeira administradora mulher da história da ilha, temos esse compromisso com todas as noronhenses. Tenho certeza de que todas as ações serão muito enriquecedoras”, afirmou Thallyta Figuerôa.
Imprensa FN