O Vereador Jorge Quintino apresentou um anteprojeto modelo para se tornar um Projeto de Lei que estabelece o Programa Municipal Todos Contra a Dengue em Caruaru. Esta iniciativa abrangente tem como objetivo coordenar e intensificar as ações de prevenção, controle e combate ao vetor Aedes aegypti no município, visando proteger a saúde pública e combater as doenças transmitidas por esse mosquito.
O Programa Municipal Todos Contra a Dengue, conforme delineado no anteprojeto, será estruturado em torno de quatro pilares principais: prevenção, controle vetorial, educação e mobilização comunitária, e vigilância epidemiológica. As medidas propostas incluem a implementação de campanhas anuais de limpeza urbana focadas na remoção de criadouros potenciais do Aedes aegypti, parcerias com empresas de gestão de resíduos e serviços urbanos, ações educativas em escolas e centros comunitários, e programas de formação para profissionais de saúde e agentes de endemias. Além disso, o anteprojeto enfatiza a importância da participação comunitária ativa no controle do Aedes aegypti, com a realização de mutirões de limpeza, campanhas de descarte adequado de resíduos e ações de educação ambiental.
Além disso, durante a sessão legislativa, será apresentado um requerimento relacionado à distribuição de repelentes para gestantes no município. O vereador afirma que “a distribuição de repelentes para as gestantes que se encontram no primeiro trimestre de gestação, fase mais propícia a malformações dos fetos, principalmente para casos de Zika. Os repelentes devem ser distribuídos para proteger as gestantes; sendo que essa distribuição precisa acontecer nas unidades de saúde, com os devidos critérios e dentro da campanha publicitária de combate às arboviroses que também já solicitamos, nessa Casa Legislativa.”
O Vereador Jorge Quintino destaca a urgência e a importância de medidas abrangentes e coordenadas para enfrentar o desafio da dengue em Caruaru, visando proteger a saúde e o bem-estar da população. O anteprojeto modelo e o requerimento aguardam agora a análise e aprovação pelas autoridades competentes, com a expectativa de que essas medidas sejam implementadas para fortalecer os esforços de controle da dengue no município.