terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Três pedidos pela saúde em Pernambuco


Sempre que tem oportunidade, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro, cobra a aplicação da lei do piso da enfermagem em Pernambuco. Mas esse, definitivamente, está longe de ser o único problema apontado pelo parlamentar.

Na tarde desta segunda-feira (26), Gilmar Júnior voltou a falar sobre o atraso no pagamento dos plantões extraordinários dos profissionais de saúde: “Para quem não conhece, os plantões extraordinários são aqueles em que não há vínculo empregatício com o trabalhador. Existem mais de 25 mil plantões extras a serem pagos, de dezembro e janeiro. Esses trabalhadores precisam do dinheiro a que têm direto para comprar comida e pagar os boletos. Raquel, vamos regularizar essa situação!”.

O segundo pleito do parlamentar foi para que Pernambuco seja inscrito no programa Caravana do Piso, do Ministério da Saúde. “É um programa que o Ministério criou para orientar os gestores públicos a fazerem os cálculos corretos para o pagamento do piso da enfermagem. Vamos seguir o exemplo da Bahia, que solicitou essa ajuda, pois é visível que a nossa gestão não sabe fazer esse cálculo!”, apontou Gilmar Júnior.

Por fim, o deputado lembrou da urgente necessidade de convocar os aprovados no concurso para o Hemope.