O uso de tratamentos ortodônticos com alinhadores têm sido cada vez mais procurados por pacientes que buscam uma opção com resposta rápida e eficaz para a correção ou alinhamento geral dos dentes. Com planejamento digital, os alinhadores são confeccionados de forma personalizada por meio da mais avançada tecnologia de impressão 3D, como explica o ortodontista licenciado Invisalign Pedro Miranda, com consultório em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
O ortodontista afirma que a ideia do tratamento com alinhadores é a de mudar os dentes do paciente sem mudar a vida dele. “Isso porque não interfere na alimentação, não há quebras e também os incômodos frequentes dos aparelhos fixos como um fio furando, um braquete que cai, dificuldade para usar fio dental, além da estética comprometida pela presença do aparelho durante o tratamento”.
Com moldes digitalizados, de forma rápida e precisa, por técnicos da marca licenciada para criar a imagem 3D a ser usada no software e na fabricação dos alinhadores, é possível planejar o tratamento de forma exclusiva. Já a duração do tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente, a ser determinada pelo ortodontista. O tempo exato do tratamento depende da complexidade do diagnóstico, sendo alguns casos concluídos em até 6 meses. Além disso, por serem transparentes e discretos, são fáceis de remover para que o paciente escove os dentes e passe o fio dental, por exemplo.
Com o encaixe perfeito dos alinhadores, a transformação é perceptível já nas primeiras semanas de uso, uma vez que os dentes são movidos de forma mais rápida e previsível. Segundo o ortodontista Pedro Miranda, pequenas mudanças podem ser sentidas já no uso dos primeiros alinhadores. O tratamento do paciente Dênis Ferreira da Silva, de 23 anos, para correção de apinhamento inferior e correção da linha média foi concluído em aproximadamente quatro meses. “Eu gostei bastante porque, além dos alinhadores serem praticamente imperceptíveis, o uso é muito prático por poder retirá-los quando se vai comer. Sem contar que a diferença no resultado fica perceptível de forma muito rápida”.
O tratamento garante menos visitas ao ortodontista, uma vez que ao receber os primeiros alinhadores e checando o material para garantir que o planejado atinja os padrões de qualidade e resultados, outros alinhadores são levados para serem trocados em casa, como explica o ortodontista. “Após o tratamento é indicado o uso de uma contenção. A que eu indico e uso nos meus pacientes é 30% mais resistente e duas vezes mais durável que outras”.
Indicação – Os alinhadores podem ser usados em casos de correção de sobremordida (os dentes superiores da frente se sobrepões aos dentes da inferiores), prognatismo (os dentes inferiores se projetam além dos dentes frontais superiores), mordida cruzada (dentes superiores e inferiores não se alinham, geralmente por atresia maxilar), diastema (espaçamento extra entre os dentes), mordida aberta (dentes superiores e inferiores não encostam), dentes apinhados (não há espaço suficiente na mandíbula para que os dentes se encaixem naturalmente) ou para alinhamento geral dos dentes (quando se quer apenas um sorriso mais bonito). Podem usar alinhadores pacientes com dentes de leite (a partir de 6 anos de idade) ou permanentes.
Invisalign – O sistema conta com os alinhadores transparentes mais avançados do mundo, com mais de 25 anos de inovação e 16 milhões de pacientes. O paciente pode comer o que quiser porque os alinhadores não têm fios e metais, são discretos e removíveis, sendo mais fácil para escovar os dentes, passar fio dental e higienizar alinhador.
Pedro Miranda – Formado, há 27 anos, em Odontologia, Pedro Miranda é especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular), Dor Orofacial e Ortodontia (aparelho fixo, aparelho estético – porcelana e alinhadores – Invisalign). É professor de Ortodontia, DTM e Dor Orofacial, com experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia) e Bruxismo. Faz parte da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia-PE (CRO-PE), junto com as profissionais Sandra Jordão, Ana Regina da Matta, Eleonora Burgos, Renata Grinfeld e Vânia Cristina.