No próximo domingo (25), a partir das 14h, na Sinagoga Kahal Zur Israel, no bairro do Recife, será aberta a exposição pioneira e inédita "De Recife para Nova York: essa história começou aqui", que mostra o pioneirismo de um grupo de imigrantes na fundação do que seria a futura cidade de Nova York.
São cerca de 37 imagens e objetos que destacam a chegada dos judeus na colônia holandesa no Brasil, a formação da comunidade judaica em Recife e seu grande desenvolvimento, a saída depois da reconquista portuguesa, a atribulada viagem para a América do Norte e a colonização de Nova York. A montagem tem curadoria assinada pela historiadora paulista, Daniela Levy, e é baseada no seu livro De Recife para Manhattan: os judeus na formação de Nova York.
A exposição "De Recife para Nova York: essa história começou aqui", fica em cartaz até o dia 30 de abril na Sinagoga com funcionamento de terça à sexta, das 9h às 17hs e aos domingos, das 14h às 18hs. O acesso é mediante o ingresso para visitação do museu, que estará com seu acervo habitual, no valor de R$ 40 inteira e R$ 20 meia entrada para estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiência e acompanhante, policiais e doadores de sangue e medula óssea.