O Recife passa a contar com mais um importante equipamento de fomento à cultura empreendedora. Em uma parceria com o Sebrae/PE, será inaugurada, no dia 20 de fevereiro, a Sala do Empreendedor da Casa Zero, espaço localizado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, voltado ao apoio a pequenos negócios de impacto social. Os atendimentos presenciais vão acontecer nas terças, das 13h às 17h, e nas quartas, das 9h às 13h, no segundo andar na Casa Zero.
O espaço funcionará como ponto de viabilidade de oportunidades para a população em maior vulnerabilidade social da capital pernambucana, sobretudo as pessoas alcançadas pelas atividades de impacto social desenvolvidas pela Casa Zero, considerado o primeiro shopping de empreendedorismo social do Brasil. Atualmente, a instituição atua em seis comunidades próximas a sua sede: Pilar, Santo Amaro, Ilha do Joaneiro, Coque, Comunidade do Papelão e Brasília Teimosa. Contudo, também serão recebidos empreendedores de outros territórios que precisem de apoio.
Além dos serviços já oferecidos nas Salas do Empreendedor espalhadas pelo estado, o novo equipamento vai contar com capacitações e oficinas voltadas para o público-alvo da casa. "O Sebrae vai levar novas trilhas de conhecimento desenvolvidas pensando nesses empreendedores, além das que já são oferecidas pela Casa Zero. Vamos trabalhar com um público específico, e o nosso objetivo é estimular a formalização e autonomia dessas pessoas, capacitando-as para os desafios de gerenciar um negócio", destaca Tereza Neuma, analista do Sebrae/PE.
Os empreendedores que visitarem a Sala do Empreendedor na Casa Zero vão dispor de atendimento individual e personalizado, com orientações técnicas adaptadas ao seu negócio acerca dos primeiros passos para abrir o seu empreendimento formal, o seu funcionamento, a sua regularização e os procedimentos relativos ao Microempreendedor Individual (MEI), com apoio administrativo e contábil. O espaço também estará disponível para atender empreendedores em geral.
"Essa parceria com o Sebrae/PE representa o diálogo entre instituições que têm o impacto social positivo como foco de suas atividades. Fortalecendo a cultura empreendedora, com os passos iniciais bem orientados, as pessoas poderão ingressar no mercado de trabalho formal com uma potencialização de geração de emprego e renda, tornando-se mais autônomas e com mais empoderamento social", destaca Flavius Falcão, gestor da Casa Zero.
SALA DO EMPREENDEDOR
As Salas do Empreendedor são espaços de atendimento que oferecem diversos serviços para quem já tem ou planeja abrir um pequeno negócio. Em Pernambuco, existem mais de 130 salas em 118 municípios, fruto de uma parceria entre o Sebrae/PE e as prefeituras municipais. O objetivo desses equipamentos é ajudar a melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o estado. Nas salas, o empreendedor pode obter informações sobre formalização, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI), gerenciamento de empresa, Simples Nacional, além de ter acesso a oficinas, palestras e capacitações. Para consultar a Sala do Empreendedor mais próxima, basta clicar neste link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco.
Serviço:
O quê: Inauguração da Sala do Empreendedor na Casa Zero
Quando: Segunda-feira, 26 de fevereiro, às 16h.
Onde: Casa Zero, Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife, Recife/PE.
Quer ficar por dentro de mais notícias sobre empreendedorismo e descobrir histórias inspiradoras? Então siga a gente no x.com/sebraepe e acompanhe a Agência Sebrae de Notícias (pe.agenciasebrae.com.br).