As altas temperaturas que Pernambuco vem enfrentando afetam, além do funcionamento do corpo, a saúde do cabelo. Os fios podem ficar fragilizados não só pela incidência de raios solares, como também pelo uso de produtos químicos, agentes externos de calor a exemplo dos secadores e chapinha, ar-condicionado - que rouba a umidade do ambiente -, e banhos de mar ou piscina, típicos da temporada de calor. O uso de géis fixadores, utilizados em penteados, e glitter, comuns no período carnavalesco, são outros fatores que incentivam o uso excessivo de shampoos e ressecam o fio.
Para melhorar a aparência do cabelo e o tornar mais saudável garantindo o crescimento natural é indicado, por especialistas, seguir um cronograma capilar.
Segundo a gerente do Stylebar Boa Viagem, Juliana Heines, cada pessoa tem uma necessidade diferente e fazendo o cronograma, seja no salão ou em casa, o cabelo vai receber o cuidado para atender a todas as carências. As três etapas do cronograma capilar são: hidratação, nutrição e reconstrução. “A ordem do tratamento depende da situação em que o cabelo se encontra”, explica. “O primeiro passo é avaliar o cabelo para ver as necessidades mais urgentes daquele fio”, aconselha. “A partir dessa avaliação, segue-se a primeira etapa e vai seguindo o cronograma sempre trocando os produtos e avaliando o desempenho de cada tipo de tratamento, que é feito até finalizar as três fases”, continua.
Sobre a periodicidade para cada etapa, Heines ensina que a cada semana é aconselhado mudar o tratamento para um melhor resultado. “A hidratação nada mais é do que reposição de água no fio, essa fase é dedicada para que ele tenha mais maleabilidade e evite se partir ou quebrar. Já a nutrição repõe a massa, ou seja, os aminoácidos perdidos, que é quando o fio está poroso, fino demais ou quebradiço”, afirma. “Em alguns casos, iniciar pela hidratação - que é o tratamento mais conhecido - não é o mais indicado. Às vezes a solução é cortar, mas mesmo diminuindo o tamanho, muitas vezes o fio arrebenta novamente porque ele está enrijecido, demasiadamente cauterizado. Então, é preciso fazer uma reparação para que ele fique mais maleável e não sofra esse dano e se parta em diversas pontas”, conta.
Ainda de acordo com a especialista, a reconstrução ou reparação é indicada quando o cabelo foi afetado por excesso de calor, cloro de piscina ou água do mar. Tudo isso pode arrebentar o cabelo e formar pontas duplas. “O uso de gel e glitter também resultam no ressecamento do fio causado pelo uso excessivo de shampoo, que em sua maioria é rico em sódio. Nesses casos, a reconstrução deve ser o primeiro passo, pois esse processo deixa as cutículas fechadas com todos os nutrientes enviados, tanto na hidratação como na etapa de nutrição, para manter esses elementos dentro do fio. Se você não sela as cutículas, a hidratação não tem o efeito esperado”, completa.
O cronograma capilar pode ser feito no salão por mão de obra especializada ou em casa com o uso de cosméticos de boa qualidade. O Stylebar Boa Viagem está à disposição para ajudar nesse processo e avaliação dos fios sem compromisso. Além disso, o salão oferece as duas soluções para os clientes. “Há pacotes que incluem os tratamentos do cronograma e também existe a opção de venda de produtos para home care”, conta Juliana Heines. Os produtos capilares são exclusivamente elaborados pela Farmaervas, que possui experiência de mais de 80 anos no ramo de cosméticos. A linha é produzida em material reciclável, vegana, 100% natural e não testada em animais.
SERVIÇO:
STYLEBAR BOA VIAGEM
Endereço: Rua Antônio Falcão, 551 – Boa Viagem
Funcionamento: De segunda a sábado das 8h às 20h; Domingos e feriados das 9h30 às 17h.
Contato para agendamento: 81 99302.7875 (WhatsApp)
Instagram: @stylebar_boaviagem