Onze organizações foram eleitas para o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco - CEDPLGBT/PE. A Assembleia de Eleição foi realizada nesta terça-feira (30/01), na sede da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (Sepes) e elegeu os novos/as/es conselheiros/as/es, que irão atuar no biênio de 2024-2026. A abertura da atividade contou com a participação do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Flávio Rodrigues de Oliveira, e da Secretária Executiva da Sepes, Patrícia Caetano.
Ao todo, 19 organizações das diversas regiões de Pernambuco pleitearam as 11 vagas disponíveis para representantes da Sociedade Civil no CEDPLGBT/PE, que é um importante espaço de participação social, monitoramento e proposição das ações do Governo do Estado voltadas para a população LGBTQIA+ pernambucana. “Comemoramos a idoneidade e transparência do processo. O resultado deverá beneficiar a população LGBTQIA+, que escolheu de forma séria e democrática os novos representantes do Conselho”, enfatizou o secretário Flávio Oliveira.
As entidades eleitas serão oficializadas no próximo dia 20 de fevereiro, com as publicações oficiais do certame. “Destacamos a significativa participação das organizações do interior do estado no pleito, o que é de suma importância no sentido da ampliação do debate acerca das políticas voltadas ao público em destaque, para além da região metropolitana de Recife”, acrescentou a executiva Patrícia Caetano.
A posse solene dos conselheiros/as/es eleitos/as/es está prevista para o próximo dia 26 de fevereiro de 2024, em local ainda a ser definido. A Gerente da Política LGBTQIA+ e Presidenta da Comissão Eleitoral, Ana Carla Lemos, e o atual presidente do CEDPLGBT/PE, Lucas Lira, além de representantes da Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria da Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, também prestigiaram o pleito.
Imprensa Sepes