Eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya se tornou uma prática frequente na Escolas Municipais de Petrolina. Desde 2017, diversas ações de combate ao Aedes aegypti são desenvolvidas em parceria com toda comunidade escolar. As atividades fazem parte do projeto “Saúde na Escola” e é promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria de Saúde. O objetivo é mobilizar os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental para que sejam multiplicadores de informações aos pais e familiares, quanto ao cuidado com a proliferação do inseto.
Dentro do cronograma de atividades que serão trabalhadas durante o ano, estão: palestras com Agentes de Endemias; atividades com desenhos, produções de textos e paródias; Confecção e exposição do mosquito, utilizando materiais recicláveis; Concurso de desenhos e textos; exibição de vídeos; gincana, entre outras atividades para que os alunos compreendam as formas de contágio, prevenção, cuidados e sintomas da doença. Durante as ações, os estudantes também saem pela escola para procurar possíveis criadouros do mosquito e alertar os profissionais para eliminá-los. Esse trabalho reforça a potencialidade, desenvolve o cognitivo e promove maior socialização entre os alunos.
Para a professora da Escola Municipal Maria Soledade Alves, Juciara Maira dos Santos, as crianças e os jovens têm um poder transformador dentro da sociedade. “É por meio da educação que nós vamos potencializar o combate ao mosquito. Estar presente nas unidades, levando a informação de forma lúdica como método de conscientização contra dengue e demais arboviroses às crianças, sempre muito atentas e interessadas, faz com que elas levem o aprendizado para casa, conversem com os pais, avós, um tio ou tia, tornando-os multiplicadores das ações. Assim, buscamos prevenir e informar a população contra o mosquito”, comentou Juciara.
Imprensa Petrolina