quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Comuna dos Sonos, de Roberta Veras, será lançada nesta sexta-feira com bate papo


A Biblioteca Pública de Pernambuco recebe nesta sexta-feira, 23, às 19h, a equipe editorial da revista em quadrinhos COMUNA DOS SONOS para uma noite de lançamento e bate papo sobre o processo de criação da HQ, a primeira ilustrada e escrita pela designer Roberta Veras, pernambucana radicada em Dublin, na Irlanda.

 Ambientada no Recife, o quadrinho tem como protagonista a personagem Princi – “conscientemente baseada nas experiências subconscientes da autora”: uma jovem de 28 anos que está dormindo em alguma noite inquieta de 2019 quando, em sonho, percebe estar rodeada por um ambiente e sociedade bem à frente do seu tempo. Este é o primeiro episódio da série COMUNA DOS SONOS, que tem classificação etária de 18 anos.
A atividade desta sexta-feira será realizada na sala de leitura da Biblioteca Pública de Pernambuco. O corroteirista da HQ, Neco Tabosa, representa a equipe no bate papo. Na ocasião, os exemplares estarão à venda no valor de R$ 40. COMUNA DOS SONOS é um projeto contemplado com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura | FUNCULTURA PE 2019/2020 do Governo do Estado de Pernambuco.

HYPNOS - De acordo com a sinopse, COMUNA DOS SONOS é ambientada num futuro distante, quando a humanidade descobriu como controlar e compartilhar sonhos lúcidos, dando origem a uma rede social chamada Hypnos. Todos os seus usuários têm acesso automático à realidade virtual enquanto dormem. Numa noite de sono inquieto, Princi tem a consciência sugada acidentalmente para a Hypnos e descobre estar vivenciando um grande sonho coletivo 200 anos à frente da sua realidade temporal. No primeiro episódio da série, Princi irá descobrir os mistérios, aventuras, custos, perigos e amores de ser uma ‘‘fora de tempo’’.

SOBRE A AUTORA - Roberta Veras é designer gráfico e ilustradora, graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mulher lésbica, feminista e atenta às causas das minorias sociais. Leitora assídua de quadrinhos, tem atualmente o universo das HQs como foco central de suas criações e produções artísticas, tendo ilustrado o primeiro livro publicado em 2018 de nome Tira, em parceria com os jornalistas e roteiristas Nathalia Fonseca e Eduardo Nascimento, financiado pelo edital do Instituto Patrícia Galvão em São Paulo, com apoio da Global Health Strategies.