Após o período das férias escolares, em janeiro, que duram em média de 30 dias, crianças e adolescentes tendem a sentirem mais o retorno à vida escolar. Isso porque, durante o período de descanso muitos acabam mudando a rotina, acordando mais tarde, dormindo mais, além de ser um momento que acabam não tendo muito contato com os estudos, levando a sentirem quando retornam ao dia a dia.
Por isso, o processo de readaptação escolar é um período importante para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante, pois o momento envolve aspectos sociais, emocionais e cognitivos e deve ser feito de forma tranquila, para proporcionar melhores resultados, principalmente, na educação infantil, onde a criança precisará da referência familiar a retornar ao vínculo escolar.
Contudo, para que o processo seja feito de modo que não gere nenhum resultado negativo, é necessário a participação e a união dos pais e educadores escolares, cada um com a sua função. No caso dos responsáveis pelo estudante, dentro do ambiente familiar, é importante já no final das férias os pais irem readequando a rotina aos poucos, sem forçar uma atitude drástica. Além disso, é necessário a família ter todo conhecimento da proposta e rotina escolar, para motivar o estudante sentir-se sentir convidado para o ambiente escolar.
Já a escola, deve estar unida com o objetivo de tornar o ambiente escolar o mais acolhedor e motivador. É o que explica a pedagoga e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Bety Coutinho. “De acordo com a neurociência a aprendizagem acontece a partir da motivação, através desta é que ocorre o engajamento e, automaticamente, a aprendizagem. No momento atual um dos maiores desafios para os professores é proporcionar aulas prazerosas onde o estudante tenha a sede de voltar para escola, pois, temos um mundo de novidades concorrendo com a sala de aula, se faz necessário o aluno ser agente ativo no processo”, explica.
A especialista ainda complementa. “O grande desafio é conseguir seguir o tripé professores, pais e alunos com a mesma linguagem, fortalecendo os laços e vencendo desafios, onde cada instituição assume o seu papel na vida acadêmica desse ser em desenvolvimento”.
Dicas para os pais tornarem a readaptação escolar mais tranquila:
· Mostrar o quanto a escola é maravilhosa.
· Participar do processo diário das atividades escolares através da agenda.
· Manter o ambiente de estudo em casa em um espaço organizado e prazeroso.
· Organizar todo o material escolar.
· Observar as dificuldades das crianças ao retornarem para escola.