Cada organismo reage ao entorno e apresenta necessidades e cuidados diferentes em cada etapa da vida, especialmente no caso das mulheres, pois a preocupação com a saúde da família está sempre em primeiro lugar nas prioridades. O que muitas não levam em consideração é a necessidade de estar bem para cuidar bem! Neste sentido, realizar o check-up ginecológico com a frequência adequada é um grande aliado para manter a saúde em dia.
Nos últimos anos, o número de mulheres que fazem os exames preventivos regularmente tem aumentado. De acordo com os números da Pesquisa Nacional de Saúde, esse cuidado já é presente na rotina de quase 80% das brasileiras entre 25 e 64 anos.
De acordo com a médica ginecologista, Dra. Soamy Bezerra “O check-up ginecológico é uma das principais formas de detectar doenças que acometem as mulheres, como o câncer de mama e do colo de útero. Além disso, é na consulta de rotina que o ginecologista pode detectar os primeiros sinais da menopausa ou de doenças como a endometriose, por exemplo”, explica a médica.
A saúde feminina é uma prioridade inegável e o cuidado preventivo desempenha um papel fundamental. O check-up ginecológico regular e a vacinação contra o HPV são componentes essenciais na promoção da saúde das mulheres. Essas práticas são cruciais na prevenção de doenças e na detecção precoce de condições que podem afetar a qualidade de vida
O check-up ginecológico inclui exames como o Papanicolau, que detecta precocemente alterações no colo do útero, prevenindo o câncer cervical, o Monitoramento da Saúde Reprodutiva também integra o conjunto de ações, permitindo o acompanhamento de questões como saúde menstrual, planejamento familiar, menopausa e outras condições relacionadas à saúde reprodutiva.
A Detecção Precoce de Problemas também faz parte do check-up auxiliando no mapeamento de doenças como endometriose, miomas uterinos e infecções ginecológicas, possibilitando tratamento precoce e eficaz, mas além dos exames, o check-up oferece uma oportunidade para discutir questões de saúde, contracepção, sexualidade e outros aspectos importantes da saúde feminina.
Outra questão é a prevenção do HPV que está associado ao câncer cervical, vulvar, vaginal, anal, peniano e orofaríngeo e a vacinação é uma forma eficaz de prevenir esses tipos de câncer, sendo recomendada a aplicação em meninos e meninas, antes do início da atividade sexual, pois além de reduzir os casos de transmissão, os estudos demonstraram a segurança e eficácia das vacinas na prevenção de infecções persistentes causadas por diferentes tipos do vírus.
O check-up ginecológico e a vacinação contra o HPV são pilares essenciais da saúde feminina. O acesso regular a esses cuidados é crucial para a prevenção, detecção precoce e promoção da saúde, garantindo uma vida plena e saudável para as mulheres. Investir na conscientização e na implementação dessas práticas é fundamental para a melhoria contínua da saúde feminina.
SERVIÇO:
Dra. Soamy Bezerra Martins
Endereço: Empresarial Rio Mar Trade Center, Torre 1, sala 513
Instagram: @dra.soamybmartin