quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Nasce o Instituto Social e Cultural Casa Astral


No dia 6 de janeiro de 2015, em pleno Dia de Reis, nascia no bairro do Poço da Panela, no Recife, a Casa Astral, um espaço cultural e colaborativo, que vem ao longo desses nove anos de existência estimulando e acolhendo ações culturais e sociais voltadas à criatividade, sustentabilidade, saúde, protagonismo feminino e ancestralidade, contribuindo para o fortalecimento das manifestações da cultura popular, e para relações mais orgânicas entre os seres e a natureza.

Neste ano de 2024, juntamente com a celebração do aniversário de 9 anos, a Casa Astral comemora também dois importantes passos em sua jornada: em novembro de 2023, foi reconhecida pelo Ministério da Cultura como ‘Ponto de Cultura’; e em dezembro foi constituído e criado o ‘Instituto Cultural e Social Casa Astral’, uma associação sem fins lucrativos, com a finalidade de difundir a ética, o respeito, a transparência, a solidariedade, a fraternidade e a cultura da paz, atuando nas áreas social, cultural, artística, saúde integral, recreativa e educacional, tendo como princípio o respeito pela pessoa humana e os seus valores individuais.

“Neste momento de retomada das políticas culturais no País, estamos muito animadas com o reconhecimento e fortalecimentos das ações da Casa Astral. Receber o certificado de Ponto de Cultura é uma importante comprovação oficial de que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais na comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil”, comemora Guida Gomes, gestora da Casa Astral.

Em relação à criação do ‘Instituto Cultural e Social Casa Astral’, Guida ressalta as possibilidades que a entidade agora tem de ampliar as ações nas áreas social, cultural, recreativa e educacional, beneficiando mais diretamente as famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal. “Através de projetos e iniciativas articuladas com os diversos setores, atuaremos em ações que estimulam a cidadania, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e digital, a geração de emprego e renda e a redução do êxodo rural e urbano, principalmente entre os jovens”, conta Guida, citando uma das frentes do Instituto.

Desde sua criação, a Casa Astral promove apresentações artísticas, feiras de artesanato, pesquisas, cursos e formações, bem como ações de celebração dos ciclos festivos do calendário cultural, como os festejos de Reis e o ciclo junino, natalino e carnavalesco, visando garantir a continuidade dessas manifestações para gerações futuras e no presente. A Casa também recebe comemorações de aniversário, casamentos, formaturas, confraternizações, e toda proposta que gere motivos significativos para celebrar, fortalecendo a união entre as pessoas e a espontaneidade criativa.

“Importante também destacar a afirmação da atuação feminina nas iniciativas da Casa Astral, sendo um espaço essencialmente de práticas conduzidas por mulheres, por acreditarmos que este é um importante caminho para as transformações necessárias ao equilíbrio social”, destaca Guida.

A título de exemplo, destacamos abaixo algumas ações realizadas recentemente:

– O projeto Lab Artesãs, iniciativa que propõe o intercâmbio intergeracional entre mulheres artesãs, o fortalecimento criativo e artístico, bem como a geração de renda (parceria com o SEBRAE/PE).

– A Oficina de Bonecas de Pano, como processo criativo e de ressignificação do corpo e da presença feminina na sociedade, para o empoderamento e ocupação de espaços de poder.

– Vivências e apresentações musicais, com a participação de Mestras e Mestres da cultura popular, como a Mestra Cristina Andrade da ciranda e do Urso Cangaçá; Mestre Sapopemba, músico e guardião dos saberes percussivos no terreiro; Mestra Ana Maria Carvalho, das tradições do tambor de crioula do Maranhão.

– Festejo para Nanã, com a participação da Xamba das Yabás, numa celebração à ancestralidade feminina e à preservação dos saberes das mulheres de matriz africana.

– Oficinas recreativas para crianças, com o coletivo Farrinha Criativa, gerando a reconexão infantil com brincadeiras de quintal, promovendo experimentações artísticas e reaproveitamento de materiais na criação de brinquedos.

– Participação em articulações de espaços culturais, para construções e reivindicações da sociedade civil, por meio da Rede de Espaços Culturais de Pernambuco.

– Articulação política junto a representantes do legislativo municipal e estadual, do campo progressista, integrantes das comissões de educação, cultura e direitos humanos, onde contribui com propostas e encaminhamentos de ações para esses setores.

– Realização de pesquisa, junto ao Mestre Manoelzinho Salustiano, sobre as tradições do Maracatu de Baque Solto, com registros e incursões pelos terreiros e seus mestres mais antigos, com o intuito de reunir depoimentos desses patrimônios culturais e contribuir para o fortalecimento de entidades dos segmentos da cultura popular.

– Criação da Cozinha Bendita, com cardápios afetivos e da memória dos sabores de infância, incluindo ingredientes contemporâneos, de origem orgânica e da agricultura familiar.

– Produção artesanal no Atêlie Seu Astral, inspirada em elementos da natureza e da cultura popular, oferecendo itens decorativos que compõem a ornamentação da Casa e também seguem para astralizar em outros lugares. O Ateliê também realiza pesquisas focadas nas tradições e inovações do artesanato local, valorizando a criatividade e a ancestralidade.

ANIVERSÁRIO – Neste ano de 2024, a comemoração do aniversário de 9 anos da Casa Astral será no dia 21 de janeiro, com um cortejo celebrativo pelas ruas do bairro do Poço da Panela, no Recife, onde o espaço é sediado.

CONTATOS
Fone/WhatsApp: (81) 3019.0724
Endereço: Casa Astral – Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 – Poço da Panela, Recife/PE
E-mail: casaastralrecife@gmail.com
Instagram: @casa.astral
Site: www.casaastral.org/