A festa, que deve virar à noite e seguir até às 5h da manhã do domingo, terá, também, apresentação do grupo Mereré e o Sereno da Mata. Pela primeira vez no município, a atração promete fazer uma apresentação marcante. Comandado pelo muralista Tonny Artes, o Mereré traz toda atmosfera musical da zona canavieira, ritmado pelo batuque da alfaia e bombo do maracatu.
Para incrementar o tempero do encontro cultural, o grupo artístico Coco de Engenho, da cidade de Nazaré da Mata, apresenta toda a tradição raiz, com a batida tradicional do coco do interior, fazendo o público cantar e dançar até suar. Há 17 anos na estrada, o coco é formado por músicos jovens, negros e periféricos, que entendem como ninguém sobre como cantar e fazer música dentro da cultura popular. São eles: João Paulo (bombo); Ronaldo Souza (tarol); e Alisson Rodrigues (xique-xique).
Por fim, para coroar o anoitecer até o raiar do dia, o Mestre João Paulo, fundador do Maracatu Leão Misteriosos, (1990), e pioneiro por gravar o primeiro CD de maracatu rural e disponibilizar na internet, abre sua mente criativa para fazer seus versos e poesias, ladeado pelos seus convidados, mestres, mestras e contra mestres, juntamente com os folgazões no terreiro.
O projeto, incentivado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, é realizado pela MBS Leão Misterioso. Quem assina a produção é Wagner Manoel e Gilson Xavier. Já a coordenação geral é de Alexandre Veloso; e assessoria de imprensa: Salatiel Cícero. A fotografia é de Hugo Muniz, e os vídeos são de Felipe Tracunhaém.
Serviço
O quê: Maracatu Rural Leão Misterioso agita Mata Norte com
Quando: Sábado, 13
Onde: Loteamento Paraíso, em frente à sede do Maracatu Leão Misterioso, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte.
Horário: 20h
Com informações do jornalista Salatiel Cícero