Começo de ano e Verão em pleno período de férias refletem no aumento da frequência em praias e piscinas, consequentemente também maior exposição ao sol que pode trazer riscos para a saúde e para o bem-estar da pele, favorecendo o aparecimento de doenças. Para as crianças, é tempo de castelos na areia, frescobol e diversão. Mas, o contato com a natureza, a exposição ao sol e a atividade física são essenciais para todas as idades, mas alguns cuidados devem ser tomados pelos pais para que o período de descanso e de aventura seja seguro e saudável.
De acordo com a médica da Clínica Efeito Carriço, Lizandra Carriço, a exposição solar pode ocasionar diversas lesões na pele tanto das crianças como dos adultos. Por isso, o cuidado deve ser redobrado região do rosto que mais sofre, pois está diretamente exposta aos raios ultravioletas. E quando não existe a devida proteção, é possível que os efeitos da época mais quente do ano se estendam por meses.
“Cerca de 80% da exposição solar da vida de um ser humano vai acontecer antes dos 20 anos de idade, então é necessário que cada um encontre ferramentas para proteger a pele durante o restante da sua vida adulta, principalmente no verão, onde as pessoas ficam mais expostas às altas temperaturas”, explica, acrescentando que a melhor forma de evitar manchas na pele é usando o protetor solar diariamente, até mesmo durante o inverno, pois os raios solares são prejudiciais à pele independente da estação.
Para a médica, evitar se expor diretamente ao sol, principalmente das 10h às 16h, é uma ótima opção pois no horário os raios UVA e UVB estão mais presentes na atmosfera. Pensando nisso, o protetor solar deve ter fator de proteção de, no mínimo, FPS 30 e a sua reaplicação deve ocorrer a cada duas horas. Além disso, é preciso manter o equilíbrio da região usando sabonete com pH fisiológico e hidratar sempre cada região do corpo.
Os anti-oxidantes também combatem o aparecimento de manchas e conseguem atenuar os efeitos das marcas. Produtos à base de vitaminas como a C e E, além de dar viço e luminosidade, estimulam a produção de colágeno. Outra dica são as barreiras físicas que funcionam para prevenir o aparecimento de manchas na pele. Atualmente, é possível encontrar roupas, chapéus e óculos escuros com proteção UV e que funcionam como uma defesa extra para a pele.
Para quem já tem algumas manchas e quer diminuir os efeitos na derme, a médica aconselha realizar o peeling que é uma das maneiras mais simples e eficazes para limpar a pele, remover as células mortas, hidratar, dar firmeza, suavizar rugas e até eliminar algumas manchas.
*SERVIÇO:*
Clínica Efeito Carriço
Instagram: @efeitocarrico