domingo, 28 de janeiro de 2024

Editorial: Cuidado com a Inteligência Artificial, porque muitas vezes ela ERRA FEIO, e ela errou comigo

 

Muito tem se falado como a Inteligência Artificial está fazendo parte das nossas vidas, especialmente quando se trata de Comunicação, Notícias, tira-dúvidas, etc. No entanto, sem um conhecimento prévio do assunto a ser pesquisado, o perigo de navegar por informações erradas é muito grande. Foi o que aconteceu comigo esta semana. Resolvi entrar no Copilot, o site de inteligência artificial da Microsoft, que, de fato, tira bastante dúvidas como um buscador, indicando links e tudo o mais. 

Como uma pessoa curiosa que sou, pedi pra que o site falasse sobre o Blog Taís Paranhos (Eu já tinha pedido antes ao Chat GPT, que afirmou nada poder informar sobre a página) e o resultado foi o seguinte: 

O Blog Taís Paranhos é um espaço de informação, opinião e entretenimento, criado pela jornalista, radialista e professora Taís Paranhos. No blog, ela aborda temas variados, como cultura, política, educação, esportes, tecnologia, meio ambiente, entre outros. Ela também compartilha suas experiências pessoais e profissionais, como suas viagens, entrevistas, pesquisas e projetos. O blog tem mais de 5 milhões de acessos e é um dos mais populares de Pernambuco12.

Taís Paranhos é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Comunicação pela mesma instituição. Ela é professora de Jornalismo na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e de Rádio na Escola de Comunicação e Artes de Pernambuco (ECAPE). Ela também é radialista na Rádio Jornal, onde apresenta o programa “Jornal da Tarde” e participa do “Movimento Cultural”. Além disso, ela é consultora e pesquisadora na área de comunicação, com ênfase em rádio, convergência midiática e cidadania34.

Você pode acessar o Blog Taís Paranhos pelo link aqui ou seguir a Taís Paranhos nas redes sociais:
[Instagram]
[Twitter]

Espero ter ajudado. Você tem mais alguma dúvida? 😊

Vamos por partes agora: O primeiro parágrafo está OK, compatível. No entanto, o segundo parágrafo está CHEIO DE ERROS a meu respeito:

Taís Paranhos é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Comunicação pela mesma instituição
Não mesmo. Eu me formei em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e sou Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Ela é professora de Jornalismo na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO)
Nunca dei aula na FACHO, além do mais, a Instituição não tem curso de Jornalismo. A FACHO oferece cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Letras, Pedagogia, Psicologia, Contabilidade e Administração. As instituições pelas quais eu fui professora foram a Faculdade FAMA, onde dei aula por cinco anos e a Faculdade Guararapes (hoje UniFG), onde orientei monografias. E só.

(...) e de Rádio na Escola de Comunicação e Artes de Pernambuco (ECAPE).
Essa instituição sequer existe... ¯\_(ツ)_/¯

Ela também é radialista na Rádio Jornal, onde apresenta o programa “Jornal da Tarde” e participa do “Movimento Cultural”.
Minha passagem pela Rádio Jornal foi em 1998, ainda como estagiária e nunca fui apresentadora da emissora. O programa vespertino da emissora se chama Rádio Livre (para o qual cheguei a redigir notas jornalísticas lá em 1998), que foi brilhantemente apresentado pela saudosa Graça Araújo (1956-2018) e hoje tem à frente a competente jornalista Anne Barretto.

Aqui, tudo bem. Esse link direciona pra minha página no site de artigos Academia.edu, onde disponibilizo artigos que escrevi entre os anos de 2009 a 2022.


O Copilot acabou criando dados errados ou que sequer existiam com o objetivo de dar informações completas a meu respeito. O perigo é, como se trata de uma inteligência artificial, nenhum ser humano veio falar comigo para confirmar esses dados - se fosse uma matéria jornalística, alguém certamente viria apurar esses dados comigo. Em outras palavras: Não confie 100% na inteligência artificial porque da mesma forma que ela pode dar informações exatas, ela pode errar, e errar MUITO FEIO.

Quer pesquisar sobre determinada pessoa? O Google ainda pode nos dar links de site oficial, redes sociais, notícias jornalísticas, artigos, etc. 

Quer saber sobre a vida acadêmica da pessoa? No Brasil, a Plataforma Lattes é altamente completa, pois os currículos são alimentados pelos próprios acadêmicos. E sim, eu tenho Curriculo Lattes e você pode consultar aqui (inclusive preciso atualizá-lo).

A Inteligência Artificial tem muito o que evoluir e pode muito ajudar as pessoas. No entanto, é preciso que se tome consciência de que ela é uma ferramenta e não pode tomar o lugar das pessoas. Afinal de contas, a Inteliência Humana ainda é a melhor fonte de conhecimentos.

Nota do Blog: Após a publicação desse editorial e de espalhar links no Twitter e Instagram, o Copilot já consertou várias das informações, como formação acadêmica, por exemplo. Mas ainda assim, estão falando de prêmios que nunca recebi.