A compra de material escolar costuma ser um momento de estresse e de altos gastos para pais e mães, que vão às compras no início do ano. Mas não precisa ser assim. Com planejamento e paciência, é possível fazer as compras com tranquilidade e ainda economizar um bom dinheiro antes do início do período letivo.
Segundo Lytiene Rodrigues, professora de economia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), o primeiro passo é verificar na escola onde o filho irá estudar, os gastos necessários para a série. “Valor de matrícula, fardamento, livros ou relação dos livros e já se apropriar do tamanho dessas despesas. O segundo passo é fazer um levantamento com o filho do que ele possui desse ano, que não precisa ser adquirido. Geralmente, régua, esquadro, materiais dessa natureza são pouco utilizados e nem sempre é necessário trocar, a cada ano. Depois, é preciso fazer uma lista de compra do que realmente é necessário adquirir e fazer a cotação em pelo menos 3 lugares”.
Quando decidir comprar em um local, é importante verificar se há desconto para compra à vista. “E, caso decida comprar o material parcelado no cartão de crédito, é preciso verificar se tem alguma taxa de juros inclusa no parcelamento. Algumas vezes essa taxa de juros é cobrada, mas não é informada ao consumidor. Também é importante verificar com os sites de editoras se os preços cobrados pelos livros didáticos não saem com um valor menor, e não deixar de somar ao preço final do livro o frete para entrega. Mas isso precisa ser feito antes da pesquisa de preços nas livrarias”, ressalta a economista.
Uma opção para quem vai comprar livros didáticos é procurar no sebo. Os livros usados, mas em bom estado, saem em média 20% a 30% mais baratos que os preços cobrados nos novos. É importante também verificar a edição dos livros, já que a mudança de edição, as vezes implica em revisão dos conteúdos, ampliados ou suprimidos.