sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Aprenda técnicas de estética para realçar contornos da face e transformar sorrisos

 

O segmento da estética cresce a cada ano no Brasil. Segundo a revista Forbes, o país já ocupa a quarta posição no mercado mundial de beleza e cuidados pessoais. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Uma das práticas que se destaca é a micropigmentação, procedimento estético que implementa pigmento na pele. A intenção é poder desenhar sobrancelhas, fazer o contorno dos olhos e dos lábios, além de iluminar e corrigir falhas. E ainda utilizando recursos de cores e espessura.

Para realizar o procedimento, há dois modelos de indutores: o tebori e o dermógrafo. Ambos são usados com o objetivo de realçar a beleza, através da aplicação de pigmentos na derme, mas suas abordagens e resultados são distintos. “Enquanto o tebori é feito totalmente manual (parecido com uma caneta ou um bisturi), o que facilita na hora de realizar a técnica fio a fio, garantindo maior precisão ao desenhar os fios, o dermógrafo é um aparelho elétrico, que tem um motor rotativo e uma agulha descartável acoplada em sua ponta, permitindo a criação de diversos efeitos em sobrancelhas e lábios”, explica Leila Michele, Especialista em Cosmetologia Avançada, Acupuntura e Podologia e professora do curso Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE).

A Tecnóloga em Estética e Cosmética ministrará um minicurso gratuito e aberto ao público sobre Micropigmentação: Tebori x Dermógrafo, na próxima segunda-feira (22), das 14h às 17h, na Clínica de Estética da instituição de ensino, localizada na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. A professora vai abordar a importância do estudo da pele na beleza, a definição e diferença de cada técnica.

Técnicas para transformar sorrisos

A força da estética também chegou aos consultórios odontológicos para transformar sorrisos. Combinando técnicas de restauração e conhecimentos estéticos, os profissionais da área podem alcançar resultados, além de questões funcionais como cáries e desgastes.

Por meio do Tratamento Estético Restaurador, é possível restaurar e reconstruir dentes que sofreram lesões por trauma ou por cárie e melhorar, em curto prazo, ou alterar a aparência dos dentes, criando harmonia no sorriso do paciente, graças a técnicas de facetas diretas e laminados cerâmicos, melhorando assim a autoestima do paciente.

Para tratar o tema, o Doutor, Mestre e Especialista em Dentística e também professor de Unit-PE, Cláudio Paulo de Assis, ministrará um minicurso prático e gratuito sobre Tratamento Estético Restaurador da Odontologia. Será terça-feira (23) das 8h às 12h, no Pré-Clínico de Odontologia. Segundo ele, a busca por um sorriso harmônico tornou-se uma demanda recorrente nos consultórios odontológicos, principalmente depois da pandemia, em que as pessoas começaram a se rever sem máscaras. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), são cerca de 12 milhões de brasileiros que frequentam o cirurgião-dentista em busca de uma maior qualidade de vida, além da autoestima.